sexta-feira, 14 de maio de 2021

MUNICÍPIO DE QUELUZ EM 1870

  Hoje vou falar sobre o Município de Queluz,atual Conselheiro Lafaiete,de como era sua estrutura política em 1870,que na época ainda tinha muitos distritos e que hoje a maioria deles se tornaram cidades.

 

Matriz Nossa Senhora da Conceição por volta de 1900                                        foto:site QueluzdeMinas (reprodução)

  O Almanaque da Província de Minas Gerais - de Assis Martins de 1870 diz:

  Município de Queluz

" Compõe se de 8 freguezias que compreendem 13 distritos. Sua maior indústria é agrícola,que divide-se no cultivo de gêneros alimentícios,no de cana de açúcar e na criação de gado vacum,cavalar,muar,lanigero e suíno,que prospera na freguezia de Brumado de Suassuí e Santo Amaro. Também se cultiva algodão para consumo do município. Fabrica-se aguardente e tecidos de algodão e lã para colchas,cobertores de papa,lenços que imitam os alcobaças;meias,casimiras e violas. A cultura de café e de abelhas produz o preciso para o consumo. A casa da Câmara na atualidade serve exclusivamente para prisão e está em péssimo estado,tanto que aquela corporação celebra suas sessões em um pequeno prédio particular.

 A matriz porém,está conservada e paramentada,graças aos ilustres,comendador Joaquim Lourenço Baêta Neves e Daniel Lourenço Baêta Neves,que não pouparam sacrifícios nem economizaram suas bolsas para bem fazer a este município. " 

Fonte: Livro "Romeu Guimarães de Albuquerque e Queluz de Minas,de Fúlvio de Almeida Guimarães,edição de 2010,página 222.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário