quinta-feira, 15 de abril de 2021

CASA DE HÓSPEDE

  Hoje vou focalizar sobre a antiga Casa de Hóspede,que é um casarão antigo na Remonta,no Bairro Santa Matilde,em Conselheiro Lafaiete,que deve ser do início do século XX.

 

 foto:Autor da Postagem em 13/4/2021

 Na Cartilha Escolar do ano de 2002 "Sítio Histórico" produzida pela Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete,na página 30 e 31 fala da Casa de Hóspede assim:

 " Retornando no tempo,mais precisamente a 26 de outubro de 1916,surgia naquele povoado ¹ a Companhia Santa Matilde ². Inicialmente seu objetivo era a extração de minério manganês. Porém,nessa atividade,não se logrou êxito. Posteriormente,dez anos depois,isto é,em 1926,passou a fabricar e a reparar vagões ferroviários.

 Acompanhando o surto de desenvolvimento brasileiro,a direção da Companhia,com nítida visão dos problemas técnicos e econômicos,houve por bem traçar novos rumos para a ampliação da empresa,no propósito de colaborar com a Central do Brasil. Dentro dessa política expansionista,veio a se endividar,acumulando recolhimento de impostos,quando,então,sua diretoria negociou,com o Governo do Estado,a cessão da residência de morada do diretor da Companhia,em pagamento da dívida. Dessa forma,a mansão veio a pertencer ao Governo de Minas.

  A obra ricamente construída,a denominada Casa de Hóspede,em estilo aproximado ao neo-clássico e de linhas harmoniosas e arrojadas para uma propriedade rural daquela época em nossa região,tendo sido,durante um certo período,casa de veraneio do Governo de Minas,tendo se hospedado ali,quando de sua visita a Conselheiro Lafaiete,o Presidente do Estado Dr. Mello Viana,que veio com a missão de inspecionar as Minas da Jurema. Posteriormente,o governo Federal,através da diretoria de Remonta do Exército,adquiriu o imóvel,reformando o e fazendo ali a residência oficial do Comando da Caudelaria até a sua extinção em 1959. 

 Hoje o Luxuoso e imponente casarão,novamente restaurado pelo poder municipal,é ponto de atração turística,pelo seu traçado arquitetônico de grandes belezas. Encontra-se totalmente mobiliado com móveis de época e,em sua reforma,conservam-se peças originais visando,sobretudo,não descaracterizá-lo. Hoje é uma herança cultural,enriquecendo sobremaneira o Patrimônio do Município,situada majestosamente no meio de um bosque de frondosa árvores ofertando comodidades e conforto aos visitantes ilustres.

 Pelo que foi apresentado,e por muito mais,Conselheiro Lafaiete merece as palavras que a ela se referem no convite feito pelo Governo do Estado para as Comemorações do Bi Centenário da Inconfidência Mineira em 1992.

  "É uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais,com expressivo papel no processo de formação de nossa mineiridade." "

 SITUAÇÃO ATUAL

  O Casarão está necessitando de uma reforma geral,em alguns vídeos que tem na internet mostra a situação caótica que está a casa. Foi utilizado pelo Exército (Tiro de Guerra) muitas vezes,hoje ele está interditado.

NOTAS:

¹ O povoado referido era a localidade das Bananeiras,depois de algum tempo passou a Chamar Bairro Amaral e depois Bairro Santa Matilde.

² A Companhia Santa Matilde foi registrada em Cartório sua fundação em 13 de maio de 1913,e começou a funcionar na antiga Localidade das Bananeiras em 1916. 

FOTO

 Ano 2018

 

foto:Autor da postagem em 7/5/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário