sábado, 7 de novembro de 2020

50 ANOS SEM QUINCAS ALMEIDA

   Hoje faz 50 anos anos do falecimento do Jornalista e historiador,Joaquim Rodrigues de Almeida,conhecido como Quincas de Almeida.Que foi um dos maiores historiadores aqui de Conselheiro Lafaiete.

                                                                           foto:Acervo Geraldo Castro
 

 

  Nascido na fazenda de São Pedro,no Morro do chapéu (atual Santana dos Montes,que na época ainda era distrito de Queluz atual Conselheiro Lafaiete) em 27 de setembro de 1893,filho de Pedro Lino de Almeida e Maria Eugênia de Carvalho. Foi tipógrafo e tinha sua tipografia Almeida na Rua Afonso Pena,9 no centro de Conselheiro Lafaiete,sendo ele mesmo com dificuldades editou a segunda edição da obra sobre a  História da Revolução de 1842 acontecida em Minas Gerais,e que teve passagem em nossa Queluz de Minas.
  Quincas também foi membro da Associação Brasileira de Imprensa,e quase cego,levantou a história do Campo Alegre dos Carijós,de Queluz e seus distritos e fez fichário de todas as famílias que povoaram o início de Conselheiro Lafaiete,sendo alguma das obras estão no Museu e Arquivo Antônio Perdigão.
   Quincas faleceu em um hospital de Belo Horizonte,em 7 de novembro de 1970,e foi sepultado no cemitério Nossa Senhora da Conceição,de Conselheiro Lafaiete,em um dia chuvoso.

   Homenagens 

  Em 1979,até foi aprovada uma rua com seu nome que ligava a praça Chiquito Furtado até a rua Barão de Suassui,mas infelizmente mudou o nome da rua e hoje é o prolongamento da Avenida Prefeito Telésforo Cândido Rezende. Acho que a municipalidade poderia colocar o nome dele em outra nova rua. 

A biblioteca do Solar Barão de Suassuí tem o nome de Quincas de Almeida,essa homenagem foi quando reformaram o prédio em 17/7/2015,mas em 29/3/2017 colocaram o retrato do saudoso historiador na entrada na biblioteca.
 O meu amigo genealogista e historiador Geraldo Castro no seu blog o Faiscador de Queluz,fez uma bela homenagem ao Quincas,num poema que ele escreveu  em 26 de julho de 2011,do qual eu transcrevo abaixo:

  "   Quincas de Almeida 

   No Morro do Chapéu 

   Na fazenda Centenária  São Pedro 

   Belas Montanhas

  

   Entre Mata Atlântica e Cerrado

  Nasceu Quincas Almeida  escritor e Jornalista


  Que escreveu nossa história

  Sesmaria e famílias

  Revolução Liberal de 1842


  Viajando recordando

  Nosso passado

  Vila Real de Queluz

  

  Batalha vencida  pelos Queluzianos

  Marco na história

  adormecida oculta 

 No Vila Real de Queluz.  " 

 

 fontes:texto de Avelina Noronha,sobre o Quincas de Almeida no Jornal Correio de Minas , blog: ofaiscadordequeluzdeminas.blogspot.com e pesquisa do autor.

2 comentários:

  1. Olá. Gostaria de obter livro ou registros sobre o capitão João José Silvestre Silva Araújo. Meu zap: 33 98431 1313

    ResponderExcluir
  2. Meu email: lucineiribeirojesus@gmail.com

    ResponderExcluir