segunda-feira, 4 de maio de 2020

ESTALAGEM DA VARGINHA DO LOURENÇO

ESTALAGEM DA VARGINHA DO LOURENÇO



  A Extinta Estalagem da Varginha do Lourenço,localizada as margens da MG 129,antiga Estrada Real,próximo ao Alto da Varginha na zona rural de Conselheiro Lafaiete.
  Hoje no local só existe as ruínas da casa,e em frente um monumento a Tiradentes onde ficou exposta a perna direita do Alferes,e também ainda existe a Gameleira que ficou exposta o membro do inconfidente.
  Recentemente o Jornal Correio de Minas,noticiou que vândalos e ladrões teriam roubado placas de bronze dos monumentos, fato lamentável.

A Estalagem

 Sobre ela recentemente descobri que existe uma foto e está em baixo e está sem data.





foto: Priorado dos Inconfidentes ( Comendador Gladstone Lopes)
Ambas mostram a Estalagem,sendo a primeira mostra a única foto existente e sem data, já ao lado uma pintura de 1914 feita por José Jacinto Neves. 

 Segundo o site eaiferias.com de 21 de setembro de 2016,diz que a Estalagem ficou preservada até por volta de 1935,e demolida em 1950, e na época o Jornal Estado de Minas denunciou a demolição da construção. E o Quadro feito pelo artista plástico José Jacinto das Neves está no acervo do Museu Mineiro em Belo Horizonte.
 No Passado o casarão serviu de encontro e reuniões secretas dos Inconfidentes, e sabe se que o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes, esteve no local em 22 de dezembro de 1788 onde teria pernoitado,segundo um jornal que vi da Açominas tempos atrás.
  No Livro Antologia Poética Lafaiete Prosa e Verso do Ano 2000,o saudoso escritor Gilberto Victorino de Souza,na Crônica " A Gameleira e a Liberdade " citou que o historiador mineiro Augusto de Lima Júnior num dos trechos assim escreveu:
 " Esse Sítio admirável foi teatro de um dos belos episódios da história do Brasil. Se não fossemos ainda um povo de poucos sentimentos cívicos, a velha casa estaria conservada, para ser vista e suscitar meditações aos filhos desta terra. A casa da Varginha caiu ... Mas a lembrança do episódio ficou nas almas daqueles que cultuam a memória dos que sofrem pela liberdade. "  

Nenhum comentário:

Postar um comentário