Hoje vou mostrar um anúncio de Jornal da antiga Queluz,atual Conselheiro Lafaiete. O Jornal de Queluz edição 208 de 5 de abril de 1930,mostram pessoas que adquiriram propriedades.
Nesse documento de 1930 traz diversas pessoas que adquiriram propriedades de terras. E um dos citados é meu bisavô José Felisberto Henriques,que se encontra na 2° coluna desse anuncio.
Meu bisavô
Sobre José Felisberto,pouco se sabe,nasceu provavelmente na região de Piranguita,município de Rio Espera,isso provavelmente na década de 1880. O que sei que era filho de Antônio Felisberto Henriques. Era casado com Maria Luiza Henriques,e eram os pais de minha avó materna Nair Henriques de Azevedo (N 29/7/1920 F 6/8/1988)
Sabe se que ele morou na zona rural de Santana dos Montes,e também no local denominado Barroso (entre Bairro Santa Matilde e Buarque de Macedo)em Conselheiro Lafaiete (e o anuncio do jornal acima diz isso),morou uns tempos no centro de Lafaiete,e também na região do Cumbe,em Ouro Branco.
O que sabe que por volta de 1946,quando morava na fazenda Prado Teixeira,no Cumbe. Dizem os mais antigos,que meu bisavô foi levado para Colônia Santa Isabel,em Betim,dizendo que tinha Lepra (hanseníase) ,mas dizem que não estava com a doença mas o levaram forçado por ordem de outros fazendeiros. Na época existia um medo de chegar perto das pessoas,com medo de ser contaminado. E provavelmente morreu na colônia,e nada mais se sabe.
No Bairro Santa Matilde,em Lafaiete,tem uma rua em sua homenagem,Rua José Felisberto. Por curiosidade eu morei nessa rua,alguns anos atrás.
Parabéns pelo trabalho Luiz Fernando Azevedo. Visito hoje seu blog e fico feliz com as preciosidades nele hospedadas. Continue! Fraterno abraço Moises Mota.
ResponderExcluirObrigado Moises. E que bom que visualisou o blog,e espero que eu esteja te ajudando. Um abraço.
Excluir