sexta-feira, 30 de agosto de 2019

PROPRIEDADES ANTIGAS EM QUELUZ

PROPRIEDADES ANTIGAS EM QUELUZ

 Hoje vou mostrar um anúncio de Jornal da antiga Queluz,atual Conselheiro Lafaiete. O Jornal de Queluz edição 208 de 5 de abril de 1930,mostram pessoas que adquiriram propriedades.




Nesse documento de 1930 traz diversas pessoas que adquiriram propriedades de terras. E um dos citados é meu bisavô José Felisberto Henriques,que se encontra na 2° coluna desse anuncio.

 Meu bisavô

 Sobre José Felisberto,pouco se sabe,nasceu provavelmente na região de Piranguita,município de Rio Espera,isso provavelmente na década de 1880. O que sei que era filho de Antônio Felisberto Henriques. Era casado com Maria Luiza Henriques,e eram os pais de minha avó materna Nair Henriques de Azevedo (N 29/7/1920 F 6/8/1988)
  Sabe se que ele morou na zona rural de Santana dos Montes,e também no local denominado Barroso (entre Bairro Santa Matilde e Buarque de Macedo)em Conselheiro Lafaiete (e o anuncio do jornal acima diz isso),morou uns tempos no centro de Lafaiete,e também na região do Cumbe,em Ouro Branco.
 O que sabe que por volta de 1946,quando morava na fazenda Prado Teixeira,no Cumbe. Dizem os mais antigos,que meu bisavô foi levado para Colônia Santa Isabel,em Betim,dizendo que tinha Lepra (hanseníase) ,mas dizem que não estava com a doença mas o levaram forçado por ordem de outros fazendeiros. Na época existia um medo de chegar perto das pessoas,com medo de ser contaminado. E provavelmente morreu na colônia,e nada mais se sabe.
 No Bairro Santa Matilde,em Lafaiete,tem uma rua em sua homenagem,Rua José Felisberto. Por curiosidade eu morei nessa rua,alguns anos atrás.



quarta-feira, 21 de agosto de 2019

IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA DO JK

IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA DO JK

                      
                          foto:site Lafaiete Agora

  Hoje faz 20 anos em que foi inaugurada a Igreja de Nossa Senhora Aparecida do Bairro JK,em Conselheiro Lafaiete.
  O Site Lafaiete Agora lembrou desse fato e até publicou em seu site que há exatamente 20 anos era inaugurada a igreja de Nossa Senhora Aparecida no bairro JK, em Conselheiro Lafaiete. No dia 21 de agosto de 1999, as portas da igreja eram abertas para a comunidade católica da cidade com celebração que contou com a presença de Dom Luciano Mendes de Almeida (Arcebispo de Mariana) e do então pároco da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, padre Luiz Carlos César Ferreira Carneiro.
 E o fotografo Célio dos Santos colaborou com algumas informações.
 

 Pedra Fundamental

 A pedra fundamental dessa igreja foi em 12 de outubro de 1996,dia de Nossa Senhora Aparecida,e na época era pároco do Santuário do sagrado Coração de Jesus Padre Luiz Carlos Carneiro. No dia houve uma santa missa e a benção da Pedra.
 E três anos depois a igreja ficou pronta.

Imagem sobre a Igreja


                     foto:Site Lafaiete Agora


  Em 1° de abril de 2001,a igreja recebeu um belíssimo presente doado pelo artista plástico Vicente Martins Alves, mais conhecido como “Vicente Rapadura”. Ele doou a grande imagem de Nossa Senhora Aparecida que se encontra no alto da torre da igreja. Que é feita em ouro e cobre, a imagem da padroeira do Brasil é uma atração a parte na igreja e chama atenção pelo tamanho.
 A imagem tem 6 metros de altura,e o jornal da época até falou que era a maior imagem de Nossa Senhora Aparecida no mundo. Mas hoje já existem imagens maiores dessa santa,do que a imagem do alto da igreja do JK. 

Comunidade

                        foto:site Lafaiete Agora

 Anualmente a comunidade do bairro JK celebra a festa da padroeira do Brasil no mês de outubro. A comunidade exerce um importante papel social e religioso com a catequese, terço dos homens, grupos de reflexão e de jovens, dentre outros.
 As missas na igreja de Nossa Senhora Aparecida no bairro JK acontecem sempre no segundo sábado de cada mês às 19h.Pertence a Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

FAZENDA OLARIA

FAZENDA OLARIA

 No passado existiu na antiga Queluz,atual Conselheiro Lafaiete,uma fazenda que chamava Olaria.
 É difícil saber onde era sua localização exata,mas pelos relatos antigos era mais ou menos na região entre os bairros Cachoeira,Santo Agostinho até Morro da Mina.
  Mas é certo que a fazenda ficava no local onde hoje parte é a atual Avenida Rosa Dutra,e que era a linha férrea que ia até o Morro da Mina,que foi construída em 1902 e desativada na década de 1990.

Relato Antigo

 O Jornal Gazeta de Queluz,edição 73 de 21 de junho de 1908 diz:

  " Em 24 de janeiro de 1867 a Fazenda Olaria foi vendida Por Felicíssimo Cândido de Meirelles e Fausta Augusto de Barros (casados).
 Em 13/1/1892 Fausta vendeu para Francisco Antunes de Siqueira,que em 18/1/1896 vendeu para Artur Fornazini e Francisco Pereira Costa Junior. " 

Nota

 Com o início das atividades da Companhia do Morro da Mina,a partir de 1902,a Fazenda Olaria desapareceu.
 Não sabemos de que época era a Fazenda,mas já existia em 1867,e certamente era bem antiga.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

CAPELA DA PAZ BAIRRO REZENDE

CAPELA DA PAZ BAIRRO REZENDE

  Hoje faz 32 anos que foi inaugurada a Capela Nossa Senhora da Paz,do Bairro Rezende (ou Vila Rezende) em Conselheiro Lafaiete.
  Mas a devoção a essa santa vem dos tempos antigos,desde 1910,no antigo Bairro Cabo Verde (atual Sagrado Coração de Jesus),e a igreja antiga de N.S da Paz era onde hoje existe a Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

 Altar da Velha Capela
 foto:Mauro Dutra de Faria

 Antiga Capela


  Onde se localiza a Basílica do Sagrado Coração de Jesus,de Conselheiro Lafaiete,no passado era a antiga Capela de Nossa Senhora da Paz.
Muitos anos atrás,no antigo Bairro Cabo Verde (hoje Chapada),existia a capela Nossa Senhora da Paz,que a data da sagração dessa primeira capela foi em 9 de julho de 1910,segundo o saudoso Monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho,primeiro pároco do Sagrado Coração de Jesus,e ele diz que esse livro localizava no baú da capela da Paz,que desapareceu quando a mesma capela foi demolida.
Dizem que a primitiva capela foi construída por volta de 1902,e pronta em 1910,antes havia apenas um cruzeiro,e o povo chamava de capelinha da Santa Cruz.Dizem que o que construiu a primeira capela foi o Sr. Antônio Benito "padreco".



       
Foto da Primitiva Capela da Paz (data desconhecida ) provavelmente da década de 1920. (foto reprodução do Livro "Subindo e Descendo a Ladeira,de Lucy de Assis Silva ,página 122)


Mais tarde em 19 de julho de 1920,o Vigário Padre Américo Adolpho Taitson,concedeu ao SR. Mário Augusto Zebral uma autorização para construir a capela de Nossa Senhora da Paz no Alto do Cabo Verde. (essa deveria ser a segunda capela ou então foi o aumento da primeira).
Chegou ao total ser construída quatro capelas (contando a atual do bairro Rezende) em honra a rainha da Paz,sempre uma substituindo a outra,segundo o Historiador Antônio Luiz Perdigão,e que a segunda capela foi construída pelo arquiteto SR. Alagoas,entre 1955 e 1958.Lembrando que a Capela da

Paz,pertencia a paróquia Nossa Senhora da Conceição.
A 3° e última capela da Paz que situava onde hoje é a Basílica,foi inspirada numa igreja vista pelo Monsenhor José Sebastião Moreira,em 1951,quando ele estava em Portugal.Essa iniciou por volta de 1960.



 Capela na década de 1950
 foto:Museu e Arquivo Antônio Perdigão










 
Capela de Nossa Senhora da Paz,bairro Cabo Verde (hoje no local a Basílica do Sagrado Coração de Jesus) década de 1960.
foto:Mauro Dutra de Faria

E Desde 1960,o Cônego Galdino Rodrigues Malta,celebrava missa aos domingos e dias santos.Nessa mesma igreja que em 1963,o Monsenhor Rafael Arcanjo,celebrava a novena das primeiras sextas feiras ao Sagrado Coração de Jesus,que seria o novo padroeiro,do então novo Santuário.
Em 12 de fevereiro de 1968,foi demolida a velha capela da paz,e no dia 11/2/1968,ficou pronto o galpão ao lado,apelidado de "barracão",onde celebrava missa até a construção da Basílica do Sagrado Coração de Jesus,que teve obras iniciadas em 29 de julho de 1968.


 Capela da Paz,e acima Monsenhor Rafael Arcanjo Coelho (falecido em 2/10/1966) que chegou a celebrar novenas na capela antes do santuário tornar paróquia.
 foto:Mauro Dutra de Faria




Anos depois o Senhor José Rezende Filho,grande amigo do Monsenhor Hermenegildo,doou uma área,para a construção da nova capela de Nossa Senhora da Paz,do bairro Vila Rezende,que foi inaugurada em 2 de agosto de 1987,com a benção do Arcebispo de Mariana,Dom Oscar de Oliveira e do Monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho,essa construção da nova capela foi para compensar a perda da antiga,e ela é semelhante a capela demolida de 1968.Essa capela é ainda filial do Sagrado Coração de Jesus.


 Demolição da Capela em 1968
 foto:Museu e Arquivo Perdigão

Ainda sobre a Capela da Paz,eu encontrei duas notícias antigas sobre ela em jornais antigos.
O Jornal "O Abrolho" de 22 de agosto de 1922,edição 2, diz assim:
"Na capelinha da Chapada desde dia 1° que vem se realizando rezas em honra a Nossa Senhora da Paz,servindo como parocho o esforço SR. Marcos. após a mesma,effectua se um animado leilão. "


A outra notícia é do Jornal Correio da Semana edição 1135 de 24 de junho de 1939 diz:
" FESTA DE N. SRA. DA PAZ De 25 do corrente até 9 de junho (na verdade é julho,erro do jornal na época) entrante,na igreja de N. S. da Paz,na Chapada (Cabo Verde),serão realizadas todas as noites rezas preparatórias para a festa de N.S. Paz,seguida de leilões e prendas. Compõe a comissão organizadora dessa solenidades religiosas,que serão encerradas com exepcional brilho no dia 9 de julho,dos seguintes festeiros: José Canuto Filho,Antônio Cardoso,José Ferreira da Silva,Salvador Cazula,José Egídio Fernandes,Marcel Ramos Filho e Durval José. "

Foto da Parte de trás da Capela da Paz antiga
foto:Museu e Arquivo Antônio Perdigão 
   Igreja Atual


Capela Nossa Senhora da Paz no bairro Rezende em Conselheiro Lafaiete,inaugurada em 2 de agosto de 1987,benção do Arcebispo de Mariana Dom Oscar de Oliveira.
 A mesma é filial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
Essa igreja possui características semelhantes a que foi demolida,e essa construção foi para compensar a perda da antiga,e o senhor José Rezende doou o lote para que Monsenhor Hermenegildo construísse a igreja,e assim foi feito.

Fotos do dia da Inauguração
fotos: blog comunidadenossasenhoradapaz.blogspot.com



 
  Dom Oscar de Oliveira (1912-1997)ao centro,Arcebispo de Mariana,e segurando o livro o ex-pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus Monsenhor Hermenegildo Adami Carvalho (1920-1994).


Fotos

 
imagem da padroeira na igreja atual
foto:reprodução

Igreja em 2010
 foto:reprodução