Vou falar sobre o Almanaque Laemmert em duas partes.
Esse anuário foi o primeiro ou um dos primeiros almanaques do Brasil,e foi editado no Rio de Janeiro em 1844 pelos irmãos Eduard e Heinrich Laemmert,e esse livro trazia diversas coisas do Brasil,e trazia o que havia nas cidades do país,seja na área administrativa,industrial,comercial,fazendas,religiosa e entre outras. E esse anuário circulou entre 1844 até 1940.
E Conselheiro Lafaiete foi citada em algumas edições quando a cidade chamava Queluz. Como por exemplo na edição de 1911 fala até nos distritos da cidade e o nome de algumas pessoas que habitavam as localidades,eram nome de fazendeiros,políticos,juizes de paz,etc. Mas tem edições como por exemplo de 1938 e 1940 que Queluz (Lafaiete) nem é citada,e a de 1930 tem apenas uma parte e o que tá escrito foi o que veio editado lá de 1921.
Para pesquisar isso basta ir no google e digitar Almanaque Laemmert que tem algumas edições no site da Biblioteca Nacional (Memória BN).
Edição de 1921 (Ed 77 e 78) nas páginas 4309 a 4313 cita Queluz,e veja abaixo um trecho do que diz o almanaque:
" QUELUZ comarca de 2° entrância,de um só termo,creada pela lei n° 1807 de 15 de julho de 1872.
Município situado na região Centro-Leste,limita-se com os de Ouro Preto,Entre Rios,Barbacena,Alto do Rio Doce e Piranga.
distritos: N.S. da Conceição de Queluz,Redondo,Sant'Ana do Morro do Chapéu,das Dores,Capela Nova,Itaverava,S.João do Carrapicho,Catas Altas de Noruega,S.Caetano do Paraopeba,Lamim,Santo Amaro,N.S. da Glória e Cristiano Otoni.
povoados: Passagem,Gagé,Buarque,Pequery,Casa Grande,Matozinhos,Ponte Alta,Cemitério,Rancho Novo,Barra, Alto da Varginha,Almeidas,Sacco,Lafayette, Moinhos,S.Gonçalo,Tiririca,Jequitibá,Moreiras,Pau Grande,Barbosas,Maias, Palmital,Veados,Itaquy,Providência,Sobrado,Quebra,Bernardo Correia,Campinho,Monjolos,Figueredo,Ribeirão e pegafogo. "
NOTAS:
Curiosamente os municípios limitrófes em 1921,hoje nenhum deles faz limite com Lafaiete,porque a cidade perdeu distritos.
Quase todos os distritos viraram Município ou alguns hoje pertencem outro município.
Muitos povoados citados pertencem a outros municípios,e se desmembraram de Queluz (Lafaiete).
Na Parte 2 vou completar o que diz o Almanaque Laemmert sobre Queluz em 1921.
Continua...
Luiz Fernando, boa noite
ResponderExcluirAdquiri ontem em Santana dos Montes o livro "Lafayette Rodrigues Pereira um ilustre queluzense" de Allex Miranda com o objetivo de conhecer a biografia de Cons.Lafaytte e esclarecer duvidas sobre a genealogia da Familia Rodrigues Pereira. Isto porque meu avô Randolfo Rodrigues Pereira, falecido provavelmente em 1904, era de Lafaite e segundo meu pai dizia tinha um parentesco com Conselheiro Lafaiete mas não me lembro de detalhes. Tenho muito interese em saber se ele era descente do Conselheiro Lafaiete ou do irmão dele Whasington. Você poseria me ajudar a este respeito ?
Jose Eustaquio Pereira
Belo Horizonte
Tel: 31 99954-4456
e-mail: jepe@uaigiga.com.br