quarta-feira, 6 de março de 2019

ALMANAQUE LAEMMERT E QUELUZ PARTE 2 / FINAL

ALMANAQUE LAEMMERT E QUELUZ PARTE 2 / FINAL

  Concluindo o assunto que fala do Almanaque Laemmert referindo a Queluz,atual Conselheiro Lafaiete. Na edição de 1921 diz também:

 " culturas;  Cana de assucar,cereaes e fumo
    indústria: extração de manganez
    mineraes:  manganez,ferro e ouro
    viação: E.F.C.B com as estações de Cristiano Otoni,Buarque de Macedo,
Lafayette,Gagé e Dr.Joaquim Murtinho e E.F do Morro da Mina,Queluz de Minas e de Gonçalves Ramos.
  população: 39.000 habitantes
  QUELUZ - cidade,sede da comarca e do município,situada junto ao rio Bananeiras,a 20° 42' de lat. S. e 1° 9' de long. W. do Rio de Janeiro e a 954 m. de altitude. No principio do século passado,um certo numero de aventureiros,que mineravam na Serra de Ouro Branco,juntaram se com os índios da aldeia  Carijós e erigiram uma igreja a N.S. da Conceição,a qual foi creada parochia em 1709;edificaram-se depois,mais duas sob invocação de Santo Antonio,no alto do morro de mesmo nome,de N.S. Carmo. Freguesia por ordem régia de 1752. Em 19 de setembro de 1790 o governador Luiz Antonio Furtado de Mendonça,Visconde de Barbacena,elevou-a à categoria de vila,sob a denominação de "Real Villa de Queluz" em homenagem ao palácio Real de Queluz,ficando assim desmembrado ao termo da de São José a que pertencia o referido arraial,sendo elevada à actual categoria pela lei n ° 1277,de 2 de janeiro de 1866. A Igreja Matriz onde se achavam homisiadas as forças legalistas durante a revolução de 1842,foi alvo das balas inimigas por servir de forte ao mesmos. A cidade apresenta agradavél aspecto,e tem excellente clima. É servida pela estação Lafayette,da E.F.C. do B,inaugurada em 15 de dezembro de 1883. Dista 142 k. de Belo Horizonte e 463 K. do Rio de Janeiro. 15.000 habitantes.  "

 NOTAS: A estação foi inaugurada dia 12 de dezembro,e não dia 15 como foi dito no anuário. E como na época não existia a Br 040 era maior a kilometragem de Lafaiete a BH ou Rio de Janeiro.

 O Almanaque de 1921 citou Queluz também referindo se ao nome de alguns fazendeiros,políticos,agricultores e lavradores e entre outros. E citou que imprensa da época era Jornais Correio da Semana e Flamulla;Hospital Santa Casa de São José (atual Hospital Queluz);Cemitério do Cruzeiro (na verdade é o Nossa Senhora da Conceição,nunca chamou Cruzeiro).
 Já na parte religiosa citada a época Vigários: Padre Américo Adolpho Taitson (só que o anuaŕio escreveu Antonio,foi um erro do anuário),Padre José Pedro Gurgel,Padre Izidoro Horta,Padre José Antônio Henrique e Padre Theodoro Carolino.
 E Igrejas e Capelas da época eram: Matriz de Queluz,S. Sebastião,N.S. Candeias,N.S. do Carmo,Santo Antônio e Piedade. (Carmo e Piedade já foram demolidas)
 O anuário citou outros detalhes também,e deu 4 folhas ao todo sobre Queluz.

terça-feira, 5 de março de 2019

ALMANAQUE LAEMMERT E QUELUZ PARTE 1

ALMANAQUE LAEMMERT E QUELUZ   PARTE 1

  Vou falar sobre o Almanaque Laemmert em duas partes.
  Esse anuário foi o primeiro ou um dos primeiros almanaques do Brasil,e foi editado no Rio de Janeiro em 1844 pelos irmãos Eduard e Heinrich Laemmert,e esse livro trazia diversas coisas do Brasil,e trazia o que havia nas cidades do país,seja na área administrativa,industrial,comercial,fazendas,religiosa e entre outras. E esse anuário circulou entre 1844 até 1940.
  E Conselheiro Lafaiete foi citada em algumas edições quando a cidade chamava Queluz. Como por exemplo na edição de 1911 fala até nos distritos da cidade e o nome de algumas pessoas que habitavam as localidades,eram nome de fazendeiros,políticos,juizes de paz,etc. Mas tem edições como por exemplo de 1938 e 1940 que Queluz (Lafaiete) nem é citada,e a de 1930 tem apenas uma parte e o que tá escrito foi o que veio editado lá de 1921.
  Para pesquisar isso basta ir no google e digitar Almanaque Laemmert que tem algumas edições no site da Biblioteca Nacional (Memória BN).

  Edição de 1921  (Ed 77 e 78) nas páginas 4309 a 4313 cita Queluz,e veja abaixo um trecho do que diz o almanaque:

 " QUELUZ  comarca de 2° entrância,de um só termo,creada pela lei n° 1807 de 15 de julho de 1872. 
   Município situado na região Centro-Leste,limita-se com os de Ouro Preto,Entre Rios,Barbacena,Alto do Rio Doce e Piranga.

 distritos: N.S. da Conceição de Queluz,Redondo,Sant'Ana do Morro do Chapéu,das Dores,Capela Nova,Itaverava,S.João do Carrapicho,Catas Altas de Noruega,S.Caetano do Paraopeba,Lamim,Santo Amaro,N.S. da Glória e Cristiano Otoni.

povoados: Passagem,Gagé,Buarque,Pequery,Casa Grande,Matozinhos,Ponte Alta,Cemitério,Rancho Novo,Barra, Alto da Varginha,Almeidas,Sacco,Lafayette, Moinhos,S.Gonçalo,Tiririca,Jequitibá,Moreiras,Pau Grande,Barbosas,Maias, Palmital,Veados,Itaquy,Providência,Sobrado,Quebra,Bernardo Correia,Campinho,Monjolos,Figueredo,Ribeirão e pegafogo. "

 NOTAS:
   Curiosamente os municípios limitrófes em 1921,hoje nenhum deles faz limite com Lafaiete,porque a cidade perdeu distritos.
  Quase todos os distritos viraram Município ou alguns hoje pertencem outro município.
  Muitos povoados citados pertencem a outros municípios,e se desmembraram de Queluz (Lafaiete).
  Na Parte 2 vou completar o que diz o Almanaque Laemmert sobre Queluz em 1921.

 Continua...

sábado, 2 de março de 2019

DADOS DEMOGRÁFICOS DA QUELUZ ANTIGA

DADOS DEMOGRÁFICOS DA QUELUZ ANTIGA

 Hoje vou lembrar alguns dados demográficos da antiga Queluz,atual Conselheiro Lafaiete,e são dados entre 1920 e 1939. Lembrando que Lafaiete perdeu alguns distritos que tornaram municípios anos depois,e por isso a uma diferença se comparar com dias atuais.

 O Censo Agropecuário de 1920,diz que havia no município 508 motores hidraúlicos,e que foram recenseados 610 estabelecimentos rurais,e em 3 beneficiavam arroz e fabricavam açucar em 195 e em 7 fabricavam manteiga.
  Já o Jornal de Queluz edição 98 de 28/1/1928 diz que a população total seria de 60.570 pessoas,e distribuídas nos seguintes distritos Queluz (sede) 19.802,Congonhas 4.274,Alto Maranhão 3.974,Santo Amaro (Queluzito) 3.110,Casa Grande 2.887,Morro do Chapéu (Santana dos Montes) 7.399,Catas Altas 5.553,Itaverava 6.300,Lamim 3.847 e Cristiano Otoni 3.430.
 O Jornal Correio da Semana de 19 de março de 1939,publicou esses dados abaixo. Dados relativos a Fevereiro de 1939.
     
    Distrito                        casamentos       nascimentos    obitos

   Cidade                             8                        53                  49
   Morro do Chapéu           4                        11                  6
   Itaverava                        4                        10                  7
   Catas Altas                     4                         7                   5
   Cristiano Otoni              2                          2                   3
   Santo Amaro                 5                          8                   2
   Alto Maranhão              3                          4                   2

   TOTAL                         30                        95                  74