terça-feira, 9 de outubro de 2018

BAIRRO ROSÁRIO DE LAFAIETE

BAIRRO ROSÁRIO DE LAFAIETE

  Hoje vou falar sobre o Bairro Rosário,na região central de Conselheiro Lafaiete.
  É um bairro antigo,que já existia no século XIX.

           Pracinha entrocamento da Barão de Coromandel e Amaro Ribeiro.
           foto:Arquivo Pessoal,9/10/2018

 Motivo do Nome

 Com a junção das ruas Barão de Coromandel,Assis Andrade,Pimentel Salgado,Amaro Ribeiro,Aprígio Andrade,João Pessoa e a Travessa Souza Salgado formam um Rosário (conhecido como o  terço para os Católicos). E no mapa percebe que o Bairro forma um Rosário visto do alto . E onde é a Pracinha é aquele triangulo do terço,onde pretendem construir uma capelinha ou oratório.
  No bairro não tem igreja ou capela de Nossa Senhora do Rosário,mas no passado Padre Américo queria construir uma capela e não foi feito.
  Existe até um projeto em construir uma capelinha,nessa pracinha do bairro,já tem até imagem da padroeira,mas falta virar realidade o projeto.

Capela não Construída

 No livro "De Villa Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete" de Antônio Luiz Perdigão,página 109 e 110,fala sobre essa capelinha não feita.

 " A colina que começava na atual rua Afonso Pena,até sua descida para o bairro Fonte Grande,era que quase toda tomada por um pasto. Os pretos livres e escravos,não fugindo à regra que havia em outras vilas,fundaram na Vila de Queluz a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Para a construção da capela foi escolhido o "Alto da Colina",local em que,por sua posição estratégica,a vista atingia longa distância,além de estar próximo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e da Capela do Carmo. O vereador João Antônio Nogueira Coelho,que era possuidor de um enorme terreno que servia de pasto,foi quem doou a área à irmandade para que nela fosse construída a capela.
 Com missa campal,foi elevado um grande cruzeiro de madeira,junto do qual deveria ser erguida a Capela de Nossa Senhora do Rosário. O local onde foi erguido o cruzeiro e em que,posteriormente,iria ser construída a capela,ficava onde hoje começa a Rua Nogueira Coelho,no cruzamento com a João Pessoa.
  O velho Vigário Padre Américo Taitson sempre ia ao Rosário visitar o Capenga,ver o cruzeiro e o local onde deveria ser construída a Capela. A irmandade do Rosário era,muito pobre e nunca conseguiu capital necessário para a construção da pequena capela. "

 Capenga

 Segundo Antônio Perdigão no livro "De Villa Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete" de Antônio Luiz Perdigão,na página 109 e 110,diz que atrás do cruzeiro havia algumas casas mais antigas,e numa delas morou o Capenga.

 "... Seu nome era Antônio Emílio;sofria ele de um mal que lhe produzira uma grande ferida no pé,obrigando-o a usar sempre um bastão quando caminhava. Dai o povo o chamava de "Capenga".
  A velha casa onde ele morava era baixa,tendo duas portas e diversas janelas à frente;ocupava toda a largura da atual Rua João Pessoa,que ali terminava. "
  
 Perdigão também fala que quando o cruzeiro começou a rachar ainda havia moedas que as pessoas doavam para a construção da Capela,e tinha alguns meninos que pegavam as moedas e Capenga achava ruim com a meninada.


Casas AAB

 Segundo Perdigão,o maquinista Antônio Albuquerque Brandão,comprou várias casas no Bairro,e algumas delas tinha as iniciais do seu nome  A. A. B  (não sei dizer se ainda existe alguma ainda).
 E a rua da escadinha tem o nome de Antônio Albuquerque Brandão.




Rua Amaro Ribeiro década de 1940,e a primeira casa tinha as letras AAB
foto:Etelvino Leite,álbum de fotos antigas 2006


Principais Ruas

 Assis Andrade,Barão de Coromandel,Amaro Ribeiro,Avenida João Pessoa,Nogueira Coelho e Aprígio Andrade.

 Rua Assis Andrade,9/10/2018
 foto:Arquivo Pessoal

Curiosidades

 No bairro nasceu a Compositora Helena dos Santos Oliveira (1922-2005),que trabalhou junto com o Cantor Roberto Carlos.

 No bairro existia fabricação das Violas de Queluz,da Família Salgado que moravam na rua do rosário (atual Assis Andrade).

Nesse Bairro foi a primeira sede do Museu e Arquivo Antônio  Perdigão,que em 2 de janeiro de 1976,foi inaugurado numa casa que funcionava na Rua Barão de Coromandel,230. Hoje funciona na Praça Tiradentes.

É sede da Banda Musical Nossa Senhora das Graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário