Hoje vou falar sobre a Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende,no centro de Conselheiro Lafaiete.
Que começa no Viaduto Duartina Nogueira de Rezende até a Praça Barão de Queluz (parte 1) e até a Rua Barão de Suassuí (parte 2).
foto:Imagens da internet,década de 2010.
Origem
Sua origem foi na década de 1960,com o chamado projeto "Avenida Parque " idealizado pelo ex-prefeito de Lafaiete,Orlando Baeta da Costa (N 1913 F 2008),que também era engenheiro,e como a prefeitura à época não tinha condição de pagar um especialista para fazer a obra,o próprio Orlando foi o Engenheiro da mesma. Ele foi prefeito de Lafaiete de 1963 a 1966,e a cidade via nascer a nova avenida.
Motivo da Obra
No centro de Lafaiete,o trânsito já estava sufocado,e portanto para quem estava na Praça da Prefeitura para ir a Estação,o único caminho era as ruas Afonso Pena e Mello Viana. E precisava de construir uma nova avenida.
O projeto que foi concluído são as atuais avenidas Telésforo e a Professor Manoel Martins,que são importantes vias para cidade,que aos poucos foi concluindo cada etapa. E na praça Getúlio Vargas foi demolido o Casarão dos Castanheiras para abrir a via.
E em 19 de dezembro de 1981,inaugurou o viaduto para que fosse uma via sobre a Linha férrea e ligar o bairro São Sebastião.
Nomes
Avenida Parque
Avenida 2 de janeiro (antiga data de emancipação da Cidade,e assim foi chamada na época do Prefeito Abel Dutra (1968-1971) )
Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende (atual nome)
Livro Avenida Parque
A escritora Marina Biagioni Marques,escreveu o livro "Avenida Parque,Alvorecer de um novo tempo".
E a escritora diz assim:
As Avenidas " Prefeito Telésforo Rezende e Manoel Martins,são sem dúvida,a obra urbanística de maior projeção desses três séculos,tendo se tornado uma nova e moderna cidade..."
E para Marina,diz não sabia se Orlando era um prefeito engenheiro ou engenheiro prefeito ?
Monumentos
O monumento Projeção I ,inaugurado em 1968,foi projeto do saudoso escultor Maurício Cardoso. O mesmo localiza quase de frente para rua Homero Seabra,no meio da avenida.
fotos:Arquivo Pessoal,2018
O relógio Central foi construído pelo Rotary Club,em 1968,antes era na praça Getúlio Vargas,hoje fica na Avenida em frente ao Edifício Irmãos Oliveira.
No dia 5 de fevereiro de 2006,no alto da avenida,já na Praça Chiquito Furtado foi inaugurado o monumento em homenagem ao Orlando Baeta (falecido em 2008),que tem um formato de uma janela aberta que vê a avenida.
E nessa pracinha do rotor havia uma fonte que hoje está desativada.
Uma curiosidade sobre a avenida,que existiu muitas nascentes,e uma delas era perto da rua que entra para o Clube Santa Cecília,e era conhecido o local como "fontinha".
Rua perdida
Em minhas pesquisas no jornal Panorama de 1979,a segunda parte da avenida (liga a Barão de Suassuí) chegou a ter o nome de Rua Joaquim Rodrigues de Almeida (Quincas de Almeida). Ele que foi um dos maiores historiadores de nossa cidade,nascido em27 de agosto de 1893 (fazenda São Pedro,em Santana dos Montes,à época distrito de Queluz) e faleceu em 7 de novembro de 1970.
Lamentavelmente mudaram o nome,e é parte da avenida.
Patrono
Télesforo Cândido de Rezende,nasceu em 5 de janeiro de 1892 na fazenda das Três Pontas,Itaverava,época distrito de Queluz,atual Conselheiro Lafaiete),e filho de João Cândido de Rezende e Amélia Francisca dos Reis.
Foi Prefeito de Lafaiete por dois mandatos de 1951 a 1954 e de 1959 a 1962
Faleceu em 16 de junho de 1965.
Fotos diversas
Avenida década de 1980
foto: Reprodução Facebook Realmente Amigos de Lafaiete
foto:Mauro Dutra de Faria
Vista aérea início da Avenida,foto de 1973
foto:Mauro Dutra de Faria
Viaduto,manifestação de apoio aos caminhoneiros,em 2018
foto:Arquivo Pessoal
Sou Mauricio Marzano. No livro de meu pai, ele nos diz que o casarão demolido dos Castanheiras foi construído por meu avô Chico do Jota. Penso que deviam ter preservado a Afinso Peba, Melo Vianna e a região no entorno de NS da Conceição.
ResponderExcluirA Foto acima (1973) não a reconheci como autor descreve. Não parece ser de Lafaiete
ResponderExcluir