segunda-feira, 23 de abril de 2018

CAPELA DE PADRE MACHADO

CAPELA DE PADRE MACHADO

  É uma localidade da zona rural de Conselheiro Lafaiete,localizada na zona Nordeste do Município,fica a 13 kilometros do centro,e fica 5 kilometros de Rancho Novo.

A Localidade

 No local atualmente tem um Centro Comunitário abandonado,um Cruzeiro e uma árvore,e no fundo uma capela em fase de construção porém inacabada.




                        Localidade de Capela Padre Machado
                        foto:Arquivo Pessoal

   
             
                         Centro Comunitário abandonado
                         foto:Arquivo Pessoal

  No último dia 21 de abril,fui de bicicleta ao local.
  É um local bem antigo,porque encontrei vários documentos que falam no local,e o mesmo já existia em 1742.

 Batizado de 1742

 Nos Manuscritos do Historiador Joaquim Rodrigues de Almeida,o seu Quincas de Almeida,na denominada página  369,diz assim:

1742. Manuel,filho de Antônio Martins de Ajuda,e de sua mulher Inácia Xavier,batizado na Capela de Padre Machado,sendo madrinha Joana Antunes,mulher casada.

 Não sei se o padre ainda era vivo em 1742.

 Quem foi Padre Machado ?

   Dizem que o Padre Machado,queria construir uma igreja no local (onde é Capela Padre Machado) e até já tinha o dinheiro para a construção,e dizem que o sacristão matou o referido padre. E com isso hoje tem um cruzeiro no local para lembrar dessa tragédia.
   Eu vou tentar descobrir o nome completo do padre.
   Eu não consegui descobrir o nome completo dele. Mas NÃO FOI nem Padre Felisberto José Machado (que morreu em Capela Nova por volta de 1810).
 Em minhas pesquisas eu encontrei um testamento de Padre José Carlos Machado,e seu testamento de 1838,mas provavelmente não é ele.
 Eu já vi um nome de Padre Orlando Machado,mas não sei de qual época era.

Capela

 Numa pesquisa que fiz no site de Marco Polo T. Dutra P. Silva (www.marcopolo.pro.br) encontrei batizados referindo à Capela.

Manuel,batizado em casa c/ Claudio Megestre França e depois na Capela de Padre Machado,na Freguesia de Ouro Branco,a 27 de dezembro de 1780 (MG 18.A 4,292)

Como se vê a localidade já fez parte de Ouro Branco,mas hoje pertence Lafaiete.

 E num batismo de 1814,fala que o padroeiro da mesma seria Santo Antônio,e no site de Marco Polo diz:

Silvério,batizado na Capela de Santo Antônio de Padre Machado,em 3 de maio de 1814 (A A 16/115 V)

  Uma pessoa já me falou que existia uma capela antiga no local,que foi demolida há muitos anos,isso no século XX. E no local tem uma capela em fase de construção que está inacabada.


                         foto:Arquivo Pessoal 



 Cruzeiro

 Ainda tem um cruzeiro no local,e tem duas placas que fala dos construtores do mesmo.


                            Cruzeiro
                        Foto:Arquivo Pessoal

Placa do corpo do Cruzeiro,que fala dos construtores do mesmo,as duas placas dizem a mesma coisa,que o 1° cruzeiro foi construido em 20/01/1927 por José Barreto do Amaral e o 2° cruzeiro feito por Mario Flor Barreto em 20/06/2017.

        


                        foto:Arquivo Pessoal

    No livro inédito de Padre José Duarte,de 1978,na denominada página 41,diz assim:

 1833,na Capela de Padre Machado,Padre Antônio Alves Ferreira,celebrou o casamento de Joaquim da Costa,filho de Valério da Costa e Cecília Maria Rosa,natural de Queluz,com Ana Joaquina,filha de Antônio Vicente da Cunha e Maria Joaquina de Jesus.

   Fazenda 

  Um pouco abaixo da localidade da Capela de Padre Machado,tem uma fazenda de mesmo nome. E seguindo caminho sai em Sesmaria e Almeidas.

  No manuscrito inédito de Quincas de Almeida,na denominada página 259,diz assim:

 1854. João Gonçalves Dutra e sua mulher Inês Francelina da Silva,venderam ao tenente Coronel Joaquim Lourenço Baeta Neves e Daniel Lourenço.....
 A Fazenda denominada Padre Machado,da freguesia de Ouro Branco,desta Vila,confrontando ao nascente com terras do capim,da Boa Esperança,e ao poente com terras da Sesmaria e terras dos compradores,ao norte com herdeiros de Joaquim da Cunha...

   

4 comentários:

  1. Prezado Luiz Fernando:

    Vieram me perguntar sobre a Capela do Padre Machado. Eu tinha alguma coisa, mas era pouca. Neste trabalho aqui, feito por você, achei uma pesquisa formidável feita por você. Um resgare maravilhoso da nossa História. Parabéns!!! Avelina Maria Noronha de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Prezado Luiz Fernando:

    Eu tinha curiosidade de saber alguma coisa sobre a Capela do Padre Machado, onde passei um dia. Achei muito importante as informações que você colocou. Parabéns! Mário de Freitas.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Luiz Fernando, meu nome é Heber Sanches Cota, moro em Abre Campo. Eu sou trineto do tenente Joao Goncalvez Dutra e Dona Ines Francelina da Silva. Eles adiquiriram aqui em abre csmpo a fazenzenda em 1853 a fazenda pao de açucar, ambos falesceram aqui em 1870. Eu gostaria de saber quem sao os pais de Joao Goncalves e dona Ines, pois estou fazendo uma arvore genealogica.

    ResponderExcluir