Hoje vou falar de um dos bairros mais antigos de Conselheiro Lafaiete,o bairro São Sebastião,que antes chamava bairro "Lafayette".
Origem
Segundo o Historiador Antônio Perdigão,diz assim:
Quando em 1883,aqui chegaram os trilhos da primitiva Estrada de Ferro D. Pedro II,começou também a surgir o pequeno bairro de Lafaiete,que é hoje a parte baixa da cidade:a primeira rua a surgir foi a atual Marechal Floriano Peixoto,depois,a Doutor Campolina,Wenceslau Brás,Várzea de São Sebastião,Olaria,Boeira e Areal.
A estação
Ferroviária Lafayette,foi inaugurada em 12 de dezembro de 1883,e por
causa disso o bairro passou a ter esse nome. E com a mudança do nome
da cidade de Queluz para Conselheiro Lafaiete,em 27 de março de
1934,o bairro passou a ter o nome de seu padroeiro,o glorioso São
Sebastião.
Olaria é uma região que tinha esse nome por causa de uma
olaria do senhor José da Olaria que lá havia,lá fabricavam
tijolos,muitos iam lá de charrete para buscar a encomenda. Fazem
parte dessa região as atuais ruas Pacífico Vieira,Marques de
Pombal,Aristides de Alencar e Carlos Gomes. E até havia o córrego
da Olaria.Boeira é onde hoje é parte do Carijós,e o Areal é um bairro ainda com esse nome.
Numa nota antiga escrita pelo Antônio Perdigão,no Jornal Panorama de novembro de 1979,ele diz:
Em 1862,veio para o atual bairro,o senhor Pacífico Vieira,e sua fazenda era atualmente da Praça São Sebastião a rua Honorina Baeta (onde hoje é o grupo que homenageia o fazendeiro). Com essa nota deduz que Pacífico foi o primeiro morador dessa região.
Igreja São Sebastião
Provisão para sua construção é datada de 1903,e a igreja foi construída também com a ajuda dos ferroviários. Ela foi aumentada na década de 1930 e tornou paróquia em 1941.
(mais detalhes ler o artigo que escrevi sobre essa igreja em janeiro de 2017)
Praça
Praça em 1922
foto:Maurício Marzano
A atual praça já recebeu vários nomes como:Várzea,Largo de São Sebastião,Quitandinha e atualmente Praça São Sebastião.
O nome Quitandinha,segundo o escritor José de Assis Silva,no seu livro "Lafaiete de Getúlio a JK" na página 144,ele diz assim:
...o nome Quitandinha,nome em voga na época por causa do famoso hotel em Petrópolis,construído pelo Sebastião Rolla,empresário mineiro radicado no Rio de Janeiro. No início os jardins estavam bem cuidados;no centro,um quiosque que vendia refrigerantes,balas e sorvetes...A praça da Quitandinha possuía um belo jardim,tinha parque e dizem que no passado havia até um mini zoológico. Recentemente reformaram a praça,e na minha opinião não gostei da reforma,e a praça não ficou bonita como antes.
No passado o primeiro campo do Guarani era na praça também.
Praça nos anos de 1950
foto:Tarcísio de Souza
foto:Tarcísio de Souza
Praça e a igreja,na década de 1970
foto:Tarcísio Souza
Escola
foto:Maurício Marzano
A Escola Estadual Pacífico Vieira foi fundada em 1914. É a escola mais antiga da parte baixa da cidade.
Pontes
Numa lei N° 58 de 17 de novembro de 1903,autoriza a construir uma ponte sobre o rio Bananeiras,em Lafayette. (ponte da Rua Doutor Campolina). E essa ponte ficou danificada na enchente de 1929.
A ponte dos ferroviários da Rua Doutor Moreira,foi construída em 1938.
O bairro é cortado pelo Rio Bananeiras e também tem pontes nas outras ruas: Carlos Gomes (antigo beco da Música),Manoel Pinto,Bias Fortes e São Jorge.
Antigo Hospital
Antigo Hospital
foto:Tarcísio Souza
Na atual Rua Luiz Pasteur,onde hoje é o condomínio funcionava o Hospital São Sebastião,que ao que parece existia na década de 1930,e desconheço a data de fundação do extinto hospital .E em 21 de dezembro de 1952 o local passou a ser centro de Saúde,fundado pelo saudoso médico Dr. Pedro Paulo de Salles Dias (1920- 2015),e no livro dele dizia que o prédio estava abandonado há mais de 16 anos (ou seja por volta de 1936). O tal Centro de Saúde funcionou de 1952 até 1966.
Principais Ruas
Praça São Sebastião,Marechal Floriano Peixoto,Wenceslau Brás,Doutor Campolina,Avenida Furtado,Barão de Pouso Alegre,Bias Fortes,São José,Luiz Leite,Monsenhor Moreira,Dom Pedro I e Avenida Dom Pedro II.
Em 10 de março de 1986,foi inaugurada a Avenida Monsenhor Moreira,que passa onde era os terrenos da CSN,e liga a BR 040.
Em 1998 a prefeitura abriu a rua que liga a Wenceslau Brás a Monsenhor Moreira (acesso ao viaduto),e a rua chama rua Dona Nazinha de Freitas.
Parabéns. Muito bom conhecermos nossas raízes.
ResponderExcluirParabéns. Muito bom conhecermos nossas raízes.
ResponderExcluirQue legal essa história. Onde consigo mais informações. Sei que sou descedente do Pacífico Vieira.
ResponderExcluirRua Nair vieira Barbosa são Dimas tem uma casa com mais de 100 anos, já falou sobre ela?
ResponderExcluirEssa casa com mais de 100 anos eu não conheço. Se puder me mandar fotos e até a sua história ,eu coloco no blog,e coloco seu nome nos créditos da foto e história.
Excluir