Hoje vou falar de um dos bairros mais antigos de Conselheiro Lafaiete,o bairro São Sebastião,que antes chamava bairro "Lafayette".
Origem
Segundo o Historiador Antônio Perdigão,diz assim:
Quando em 1883,aqui chegaram os trilhos da primitiva Estrada de Ferro D. Pedro II,começou também a surgir o pequeno bairro de Lafaiete,que é hoje a parte baixa da cidade:a primeira rua a surgir foi a atual Marechal Floriano Peixoto,depois,a Doutor Campolina,Wenceslau Brás,Várzea de São Sebastião,Olaria,Boeira e Areal.
A estação
Ferroviária Lafayette,foi inaugurada em 12 de dezembro de 1883,e por
causa disso o bairro passou a ter esse nome. E com a mudança do nome
da cidade de Queluz para Conselheiro Lafaiete,em 27 de março de
1934,o bairro passou a ter o nome de seu padroeiro,o glorioso São
Sebastião.
Olaria é uma região que tinha esse nome por causa de uma
olaria do senhor José da Olaria que lá havia,lá fabricavam
tijolos,muitos iam lá de charrete para buscar a encomenda. Fazem
parte dessa região as atuais ruas Pacífico Vieira,Marques de
Pombal,Aristides de Alencar e Carlos Gomes. E até havia o córrego
da Olaria.Boeira é onde hoje é parte do Carijós,e o Areal é um bairro ainda com esse nome.
Numa nota antiga escrita pelo Antônio Perdigão,no Jornal Panorama de novembro de 1979,ele diz:
Em 1862,veio para o atual bairro,o senhor Pacífico Vieira,e sua fazenda era atualmente da Praça São Sebastião a rua Honorina Baeta (onde hoje é o grupo que homenageia o fazendeiro). Com essa nota deduz que Pacífico foi o primeiro morador dessa região.
Igreja São Sebastião
Provisão para sua construção é datada de 1903,e a igreja foi construída também com a ajuda dos ferroviários. Ela foi aumentada na década de 1930 e tornou paróquia em 1941.
(mais detalhes ler o artigo que escrevi sobre essa igreja em janeiro de 2017)
Praça
Praça em 1922
foto:Maurício Marzano
A atual praça já recebeu vários nomes como:Várzea,Largo de São Sebastião,Quitandinha e atualmente Praça São Sebastião.
O nome Quitandinha,segundo o escritor José de Assis Silva,no seu livro "Lafaiete de Getúlio a JK" na página 144,ele diz assim:
...o nome Quitandinha,nome em voga na época por causa do famoso hotel em Petrópolis,construído pelo Sebastião Rolla,empresário mineiro radicado no Rio de Janeiro. No início os jardins estavam bem cuidados;no centro,um quiosque que vendia refrigerantes,balas e sorvetes...A praça da Quitandinha possuía um belo jardim,tinha parque e dizem que no passado havia até um mini zoológico. Recentemente reformaram a praça,e na minha opinião não gostei da reforma,e a praça não ficou bonita como antes.
No passado o primeiro campo do Guarani era na praça também.
Praça nos anos de 1950
foto:Tarcísio de Souza
foto:Tarcísio de Souza
Praça e a igreja,na década de 1970
foto:Tarcísio Souza
Escola
foto:Maurício Marzano
A Escola Estadual Pacífico Vieira foi fundada em 1914. É a escola mais antiga da parte baixa da cidade.
Pontes
Numa lei N° 58 de 17 de novembro de 1903,autoriza a construir uma ponte sobre o rio Bananeiras,em Lafayette. (ponte da Rua Doutor Campolina). E essa ponte ficou danificada na enchente de 1929.
A ponte dos ferroviários da Rua Doutor Moreira,foi construída em 1938.
O bairro é cortado pelo Rio Bananeiras e também tem pontes nas outras ruas: Carlos Gomes (antigo beco da Música),Manoel Pinto,Bias Fortes e São Jorge.
Antigo Hospital
Antigo Hospital
foto:Tarcísio Souza
Na atual Rua Luiz Pasteur,onde hoje é o condomínio funcionava o Hospital São Sebastião,que ao que parece existia na década de 1930,e desconheço a data de fundação do extinto hospital .E em 21 de dezembro de 1952 o local passou a ser centro de Saúde,fundado pelo saudoso médico Dr. Pedro Paulo de Salles Dias (1920- 2015),e no livro dele dizia que o prédio estava abandonado há mais de 16 anos (ou seja por volta de 1936). O tal Centro de Saúde funcionou de 1952 até 1966.
Principais Ruas
Praça São Sebastião,Marechal Floriano Peixoto,Wenceslau Brás,Doutor Campolina,Avenida Furtado,Barão de Pouso Alegre,Bias Fortes,São José,Luiz Leite,Monsenhor Moreira,Dom Pedro I e Avenida Dom Pedro II.
Em 10 de março de 1986,foi inaugurada a Avenida Monsenhor Moreira,que passa onde era os terrenos da CSN,e liga a BR 040.
Em 1998 a prefeitura abriu a rua que liga a Wenceslau Brás a Monsenhor Moreira (acesso ao viaduto),e a rua chama rua Dona Nazinha de Freitas.