Hino
I
ENTRE AS MINAS DO OURO REFULGE
MANGANÊS DE TEU SOLO MINEIRO,
DAS JAZIDAS EXTENSAS,PROFUNDAS,
VÃO TIRANDO O METAL PIONEIRO.
Vamos dar uma pausa e explicar esta parte,que lembra que a cidade tem muito minério manganês,e que em 1902 começou sua exploração no bairro Morro da Mina,lá existia a companhia Meridional de mineração,e retirava extensas jazidas de minérios.A mineração chegou a ser a maior mineração de manganês no mundo,isso durante a segunda Guerra Mundial.Vamos continuar o hino.
Estribilho:
CARIJÓS,TRADIÇÃO E GRANDEZA,
FOSTE VILA REAL DE QUELUZ,
HOJE,TENS EXPRESSÃO,LAFAIETE,
AO FUTURO SUA GLÓRIA CONDUZ...
Esta parte lembra os nomes que nossa cidade já teve e que lembra a tradição dela e que deseja para ela um futuro de vitórias.continuando o hino.
II
PROGRESSISTA,GLORIOSA CIDADE,
NO PASSADO TE ERGUESTE ALTANEIRA,
RELEMBRANDO O VALENTE,GALVÃO,
NA HEROÍCA EPOPÉIA MINEIRA.
Isso apresenta que a cidade está em crescimento,e que no passado a maior parte da cidade era o alto em torno da Matriz.E lembra da Revolução Liberal de 1842 e do heroí Galvão que perdeu seu filho na batalha e mesmo assim não desistiu da luta e que em Queluz foi o único local que seu grupo venceu Caxias.vamos para terceira estrofe.
III
CANTAS HOJE A BRAVURA DOS FILHOS,
DESTEMIDOS VALENTES SOLDADOS,
EM MONTESE TUA GLÓRIA LEVASTE,
COM A FIBRA DOS DIAS PASSADOS.
Nesta parte lembramos os 67 expedicionários Lafaietenses que arriscaram suas vidas nos campos de batalha na cidade de Montese,na Itália,durante a Segunda Guerra Mundial.E 4 deles morreram nessa Guerra,e com honra os outros voltaram para cidade.E agora para encerrar o hino.
IV
UMA ESTRELA RESVALA DO CÉU,
É MARIA,A PATRONA CELESTE,
QUANTA GLÓRIA TE FOI CONCEDIDA,
QUANTA FÉ,NOS DESTINOS,NOS DESTES.
Nesta parte lembra a coroação pontifícia da Imaculada Conceição de Lafaiete,ocorrida em 15 de agosto de 1963,que é a padroeira do município,e está festa foi uma das mais brilhantes ocorridas na cidade.A coroação foi concedida pelo Papa João XXIII,em 1961,mas o ato aconteceu dois anos depois e o pároco da época foi o autor do hino de Conselheiro Lafaiete.
DETALHES: Letra do Hino:Monsenhor José Sebastião Moreira (1905-1985)
Música:José Calixto Tolentino
A explicação do hino é opinião do autor desta postagem.
foto:Morro da Mina
foto:Nossa Senhora da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário