sexta-feira, 23 de setembro de 2016

FAMÍLIA HENRIQUES


foto:imagens da internet


FAMÍLIA HENRIQUES
Os Henriques são descendentes de José Henriques (de São Francisco),que era tropeiro e nascido em Santa Maria de Pigeiros em Portugal, por volta de 1707.Ele chegou ao Brasil Por volta de 1735,e veio morar na região de Carijós (atual Conselheiro Lafaiete).Casou se na Matriz de Carijós em 14 de junho de 1745 com Rosa Maria de São José (filha de Manoel Pereira Brandão e Jerônima Pinho) e desse casal tiveram 5 filhos:
A Padre Jacó Henriques Pereira
B Manoel Henriques Pereira Brandão
C Domingos Henriques Pereira
D José Henriques de São Francisco
E João Antônio Henriques
Depois falarei sobre eles, que deixaram uma grande Descendência.
Rosa Maria nasceu em 19/3/1720 em ,:São Miguel de Orrô, Vila de Arouca, Bispado de Lamêgo, Portugal e faleceu em 23 de abril de 1798 no Município de Conselheiro Lafaiete. E seu marido José Henriques faleceu em 27/8/1790 ,e sepultado na Capela de Sant’ana do Morro do Chapéu (Santana dos Montes).
A Fazenda do Patrimônio era situada entre Santana , Glória (Caranaíba) e Capela Nova ,e foi doada em patrimônio de Ordenação de seu filho mais velho, Jacó.
A- Padre Jacó, nasceu em 1747.Foi ordenado sacerdote no Rio de Janeiro em 1773.Ele que benzeu a igreja de Nossa Senhora das Dores, em Capela Nova ,construída em 1790.
E na fazenda do Patrimônio ,havia uma capela particular de São João Nepomuceno ,o santo nascido na República Tcheca em 1345,morreu mártir em 1393 ,esse era de devoção da Família Henriques. E na Fazenda em 1811, já tinha essa imagem. E anos depois o seu sobrinho Domingos Henriques de Gusmão,foi um dos fundadores da cidade mineira de São João Nepomuceno ,sendo a imagem foi trazida pelo padre Jacó ,da fazenda para essa cidade ,só tornou paróquia em 1841.
Padre Jacó, depois foi vigário em Rio Pomba, onde faleceu, em 17 de abril de 1825.
B- Manoel Nasceu por volta de 1750, teve dois filhos e foram para São João Nepomuceno, sendo que Domingos Henriques de Gusmão, um dos seus filhos foi o fundador da cidade referida.
C- Domingos Nasceu em 9/9/ 1753, casou em 1775 com Maria Dias Carvalho, e esse casal deixou grande prole.ele faleceu em 26 de março de 1815.
D- José  Nasceu em ?  faleceu em 4/5/1809,ele casou com Francisca Dias Carvalho(filha de Mateus Homem da Costa e Maria Dias de Carvalho).
E- João Antônio, Nasceu em 9/9/1753 e era irmão gêmeo do Domingos, foi batizado na igreja de Santo Amaro, Queluzito. Em 1788, casou com Rosa Dias de Santa Gertudes( falecida em 22/12/1822).
João é um dos três fundadores de Capela Nova (Das Dores), além dele os outros dois Bernardo Coelho de Araújo e Manoel de Souza Maia. João faleceu em 21/10/1817 e foi sepultado na capela mor, acima do arco do cruzeiro, dentro da Igreja Nossa Senhora das Dores, de Capela Nova e sua esposa Rosa faleceu em 22/12/1822 sepultada no mesmo local. O casal deixou muitos descendentes.
CURIOSIDADES
Tanto Domingos, José e João casaram com as filhas de Mateus Homem da Costa e Maria Dias de Carvalho.
O autor dessa postagem é descendente, do Domingos Henriques Pereira e do João Antônio Henriques(Ambos eram irmãos Gêmeos).


Fontes: Livro inédito de Padre José Duarte e pesquisa no Blog O Faiscador de Queluz de Minas (de Geraldo Castro).

13 comentários:

  1. Olá Luiz, meu nome é Raul, e temos antepassados em comum. Tenho perguntas para você. Entre em contato comigo no e-mail: raul.lopes.advocacia@gmail.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz!

    Tenho ascendência dessa família Henriques, mas a informação é de que a Rosa Maria nasceu em Portugal.

    Qual a sua fonte da informação do nascimento dela?

    Seria muito importante pra mim, colocar a informação correta na minha árvore genealógica.

    Se quiser pode me mandar por email: renisedemendonca@gmail.com

    Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renise,o nome Rosa Maria é um nome comum e temos que ver se ela tinha sobrenome e mesmo que tenha é possível que existiu várias do mesmo nome.Eu vi No blog do meu amigo Geraldo Castro (ofaiscadordequeluzdeminas.blogspot.com ) agora a pouco e diz que Rosa Maria de São José nasceu em São Miguel de Orrô, Vila de Arouca, Bispado de Lamêgo, Portugal em 19 de março de 1720 e faleceu em 23/4/1798 em Conselheiro Lafaiete. Eu acho que errei e vou ter que corrigir o fato. Obrigado Renise pela atenção.

      Excluir
  3. https://chat.whatsapp.com/DHNCX3W8quwEMLyQxdT20D grupo de WhatsApp sobre Genealogia da família Henriques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RODRIGO AZEVEDO HENRIQUES25 de junho de 2023 às 10:38

      O link foi redefinido, pode mandar o link atual ? Grato

      Excluir
  4. Gostaria de localizar a familia meu avô veio para o Brasil e a familia toda ficou por lá nao temos contato nem nomes seria possivel sobre nome e Henriques da familia

    ResponderExcluir
  5. Eu também procuro pela família da minha mae que se chama Ana Maria henrique. São todas da cidade mineira

    ResponderExcluir
  6. Queria saber mais sobre os descendentes deles pois minha família é henriques meu avô disse que meu tataravo era tropeiro muito famoso no sul e sudeste do Brasil,e viajava em muitos estado,foi para Argentina e criando família lá.Depois de muito tempo a procura essa foi a única página que fala algo parecido com o que eu ouço do meu avô,quero saber mais.. e-mail Bandeiradyorhayne@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber mais sobre o sobrenome Henrique

    ResponderExcluir
  8. tem alguma chance desses Henriques de Conselheiro Lafaiete serem cristão novos\judeus convertidos? Ja li em algum lugar que Henriques em portugal é uma das maiores familias de origem judaica...

    ResponderExcluir
  9. Olá, Encontrei seu blog, pesquisando a família Henriques, que também são meus antepassados, do concelho de Santa Maria da Feira, Aveiro, Portugal.

    ResponderExcluir
  10. Oi somos meu avo chamavasse ovídeo henriques pereira, irmao do meu avo Domingos henriques pereira, a família na sua maioria é composta por josé henriques ou joão henriques.

    ResponderExcluir