quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 Hoje dia 6 de janeiro faz 135 anos do Cemitério Nossa Senhora da Conceição em Conselheiro Lafaiete.

foto:jornal correio da cidade (imagens da internet)
 

  Vou recordar o que o historiador Romeu Guimarães de Albuquerque,escreveu no seu livro "Apontamentos para a história da cidade de Conselheiro Lafaiete",e nas páginas 56 a 58 ele falou sobre o Cemitério. Vou apenas resumir o que foi dito.

   Nesta cidade,como em quase todas as localidades de Minas Gerais o enterramento era feito dentro da igreja matriz ou no adro,ao redor dela. O assoalho da igreja era feito de propósito para isso. Os barotes eram grossos varões de madeira de lei,colocados ao rés do chão,atravessando a nave,e ligados por outros mais curtos,colocados em sentido contrário e no mesmo nível. Com o desenvolvimento da cidade ,tal área já era insuficiente para tal fim,que não comportava esses usos antiquados. Daí surgiu ,embora não se saiba de quem partiu,a ideia de construir um cemitério público. Sabe-se somente que o Vigário Souza Barros já obtivera o terreno doado pelo major José Albino de Almeida Cirino,e nele levantara um cruzeiro como marco iniciador.

 O Cemitério foi inaugurado com o primeiro enterramento ali feito ,do jovem Adolfo Albino de Almeida Cirino,filho do major José Albino,falecido e enterrado no dia 6 de janeiro de 1887.Como se vê,o major José Albino deu o terreno e inaugurou o cemitério.

 Ao longo dos anos o Cemitério teve três doadores de porções de terra,Major José Albino,Avelino Dias Lana e Romeu Guimarães de Albuquerque" (...)