quarta-feira, 18 de setembro de 2019

229 ANOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

229 ANOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

 Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição,em 2014.
 foto: Antônio Noronha

   Amanhã,dia 19 de setembro,nossa cidade de Conselheiro Lafaiete,faz 229 anos de emancipação Política. Isso quando tornou Vila,que no contexto da época equivalia a categoria de cidade. Isso ocorreu em 19 de setembro de 1790.
  E a data acima, não é uma data de fundação,porque a cidade já existia muitos anos atrás,e eu ainda tenho esperança de encontrar uma data da fundação da cidade,mas o 19 de setembro é correto em se tratar de data da independência de nossa cidade.
   Em 19 de setembro de 1790,o Visconde de Barbacena estava no próprio arraial acompanhado de uma luzida comitiva,e assinou a criação da " Real Villa de Queluz ",e passa a se tornar cidade. Isso a mando da Rainha Maria I de Portugal. E claro que a criação era um pedido antigo dos moradores de Carijós.
 E nessa data foi erguido um pelourinho na praça nova,atual praça Tiradentes. E o mesmo foi retirado há muitos anos atrás,e não se sabe o que fizeram com o mesmo.


NOMES DA CIDADE

   Campo Alegre dos Carijós (por volta de 1683 (não se sabe a data exata) até 1709.

  Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós (1709 até 1752)

 Nossa Senhora da Conceição dos Carijós (16/1/1752 ,quando tornou distrito reconhecido,e pertencia a São José Del Rey,atual Tiradentes. até 1790)

Real Villa de Queluz (19/9/1790 a 1/1/1866,quando tornou Vila,mas a época era considerada cidade)

Queluz (2/1/1866 a 26/3/1934) passou a falar esse nome,elevada a categoria de município,mas desde 1790 já era,apenas modificou nome.

Conselheiro Lafaiete (27/3/1934 - nome atual) no Centenário de nascimento do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira (N 28/3/1834 F 29/1/1917)

FATOS IMPORTANTES

  Nossa cidade surgiu no final do Século XVII em data desconhecida,e era um arraial onde viviam os índios Carijós e depois chegaram garimpeiros.
   A primeira notícia sobre o Arraial de Campo Alegre de Carijós,foi dada pelo Bandeirante Garcia Rodrigues que falava no arraial de Garimpeiros e índios,isso por volta de 1683.

 Houve uma primitiva Capela de Nossa Senhora da Conceição,construída por volta de 1690 e que era em outro local,e tornou paróquia em 1709 . Já a atual Matriz Nossa Senhora da Conceição foi construída a partir de 1732 e demorou anos para ficar pronta.

 Erroneamente por anos comemorou o 2 de janeiro como aniversário da cidade,e até o falso centenário de 1966 teve.
  Mas com pesquisa dos grandes historiadores Lafaietenses já falecidos Antônio Luiz Perdigão (1918-2010) e Alberto Libânio (1953-2000),provaram que o 19 de setembro é a data correta. E somente a partir de 1990 que a Câmara e a Prefeitura reconheceram o 19 de setembro como a data de Emancipação Política da cidade,e até  foi feriado por um tempo,e desde 2004 não é mais feriado.


PONTOS EXTREMOS DO MUNICÍPIO




 Eu fiz uma pesquisa e essas fotos do Google Maps mostra os pontos extremos. Eu até gostaria de ir pessoalmente a esses locais,mas por ser locais de difícil acesso,só tive mesmo é que ver pelo google maps visto de cima.


Norte


onde tem uma setinha,mostra o ponto mais extremo ao norte no munícipio de Conselheiro Lafaiete,que é a Foz do Ribeirão da Soledade e Foz do Ribeirão da Passagem,na Região de Joaquim Murtinho,que parte dela corresponde a Conselheiro Lafaiete,na divisa com a área que faz parte de Lobo Leite,em Congonhas.


Oeste

 onde tem uma setinha,mostra o ponto mais extremo ao oeste no munícipio de Conselheiro Lafaiete,que é a Foz do Córrego do Recreio e Rio Paraopeba,na região da localidade de Caeté,em Lafaiete,na divisa com São Brás do Suaçuí.


Leste

 
onde tem uma setinha,mostra o ponto mais extremo ao leste no município de Conselheiro Lafaiete,que é o Córrego do Cumbe,região da Fazenda Barroquinha,em Lafaiete,divisa com área rural de Ouro Branco e a localidade rural de Vargem Alegre em Itaverava.


Sul


 onde tem uma setinha,mostra o ponto mais extremo ao sul no município de Conselheiro Lafaiete,que é a cabeceira do córrego do Sarampo,morro do Sarampo,na região do Distrito de Buarque de Macedo,em conselheiro Lafaiete,e que praticamente divide com os municípios de Cristiano Otoni e Santana dos Montes.
Ele é o ponto de maior altitude em conselheiro Lafaiete com 1157 metros acima do nível do mar.






Parabéns a Conselheiro Lafaiete pelos seus 229 anos de Emancipação Política.