domingo, 18 de novembro de 2018

JOAQUIM MURTINHO PARTE DE LAFAIETE

JOAQUIM MURTINHO PARTE DE LAFAIETE

 Hoje vou falar do povoado de Joaquim Murtinho,que embora a maior parte está no município de Congonhas,mas tem uma parte que pertence ao município de Conselheiro Lafaiete e localiza na parte norte desse município.
 Vou focalizar mais a parte correspondente a Lafaiete.

Localização

 Localizado as margens da Br 040,e na parte de Congonhas que é onde tem a maior parte de moradores,a br 040,a igreja de Santo Antônio,mas do lado de Lafaiete tem a Estação Ferroviária,escola e poucas casas,e a principal rua é a Licínio Dutra. O limite entre as cidades é o Rio Maranhão.
 A população total das duas partes é em torno de 2500,e na parte de Lafaiete não deve ter mais que 150 pessoas.

Quem foi Murtinho ?

  Joaquim Duarte Murtinho que foi político,senador entre 1890/1896 e 1903/1911 e Ministro da Fazenda no Governo Campos Sales.
 Nasceu em Cuiabá- MT em 7/12/1848 e faleceu em 18/11/1911 no Rio de Janeiro-RJ.

Estação Joaquim Murtinho

 Segundo o site estacoesferroviarias.com.br diz que a linha localiza no KM 477,165 e tem a altitude de 881,742 metros.
 E foi inaugurada em 14/11/1914 (o primeiro prédio)
 Hoje é usado pela MRS.

                         
                         foto:Arquivo Pessoal,18/11/2018



                         foto:Arquivo Pessoal,18/11/2018

  A estação tem nome do ex-ministro Murtinho,e a estação foi construída especialmente para dar saída à linha do Paraopeba,e substituiu uma estação de nome Jubileu,que ficava um pouco à frente  (Em 1902,km 479,491).

 O Prédio novo (atual) da Estação foi inaugurado em 17/8/1925,como diz o Jornal Correio da Semana,de 30/8/1925,numero 540 diz:

 " A inauguração do novo prédio da Estação da E.F. Central de Dr. Joaquim Murtinho 
  Felizmente estamos constatando o carinho e o zelo da atual administração da Central para com o trecho dessa importante via férrea no nosso município. Ainda não são passados muitos meses que foi inaugurado o novo prédio da estação de Gagé e Já a Central inaugura a de Dr. Joaquim Murtinho...
 A inauguração da  nova estação foi realizada no dia 17 do corrente,pelo exmo. Sr. Oscar Lacerda,engenheiro da 6° Residência,com sede em Barbacena,indo assistila da nossa cidade,os Cel. José Correa de Figueredo,presidente da Câmara Municipal,Dr. Francisco Rodrigues Pereira JR , Pe. Francisco Martins e muitas outras pessoas... 
        ... benção da estação,acto celebrado pelo revmo. Pe. Francisco Martins...
... As 13 horas regressou a Lafayette o especial conduzindo,as pessoas que,da nossa cidade,foram assistir a inauguração... 

 
Toda essa festa de brilhantismo indizivel,teve a dirigida o espirito progressista do SR. Herculano do Valle,forte comerciante e chefe político de Murtinho.
  Para que a festa inaugural da estação de Murtinho tivesse o brilho que teve também muito contribuiu o seu actual agente: SR. Antônio Barbosa que com sua Exma família empregou todos os esforços para que ela nada faltasse que empalidecesse a sua elegância. "

 Velha Estação

 Esse prédio abandonado que era uma estação,é localizado na região de Murtinho sentido indo para Gagé. Está no lado de Lafaiete.

                      
                         foto:Arquivo Pessoal,18/11/2018,estação abandonada

  Estou na dúvida se era essa a primeira estação de Murtinho,ou foi ela a o do Jubileu (mas era no KM 479 creio que não seria Jubileu .E também a atual de Murtinho é 477 km,e como tá indo sentido Gagé é anterior a 477,a não ser que falaram Km errado de Jubileu,vou pesquisar.)

 O Jornal Estado de São Paulo em 30/8/1938 noticiou que próximo a Murtinho que o trem cargueiro e trem de passageiros se chocaram.

Escola Municipal Herculano do Vale

      
                     foto:Arquivo Pessoal,18/11/2018



Casas antigas de Murtinho

 
                         
                         foto:Arquivo Pessoal,18/11/2018

  Uma delas pertenceu ao Político Herculano do Vale (Nasceu em 15/12/1891 e faleceu em data desconhecida por mim).


        Casas antigas foto da década de 1970 ou 1980.

       
                                                                            foto: Tarcisio Souza

Limites de Congonhas / Lafaiete


                         foto:Arquivo Pessoal,18/11/2018

Parte de Congonhas

 Igrejinha de Santo Antônio


                         foto:Arquivo Pessoal,18/11/2018


 BR 040


                   
                        foto:Arquivo Pessoal,18/11/2018

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

CENTENÁRIO DE ANTÔNIO PERDIGÃO

CENTENÁRIO ANTÔNIO PERDIGÃO
15/11/1918 100 ANOS 15/11/2018


 
                        Antônio Perdigão em frente ao museu
                        foto:reprodução


  Se fosse vivo Antônio Luiz Perdigão Batista,um dos maiores historiadores de nossa antiga Queluz (atual Conselheiro Lafaiete),hoje dia 15,completaria 100 anos de nascimento,e não poderia esquecer dessa data,e eu tive a honra de ter conhecido ele.
Antônio Luiz Perdigão Batista,nasceu em 15 de novembro de 1918,no alto do Bairro Santo Antônio,em Queluz (atual Cons. Lafaiete),filho de Igídio José Batista e Alzira Perdigão.
Segundo Wagner Vieira,Perdigão era uma pessoa a frente do seu tempo. Desde menino,tinha mania de colecionar "coisas velhas",no entender das pessoas comuns. Na década de 1950,Perdigão mudou-se para o Rio de Janeiro,onde depois formou se museólogo no Museu Imperial de Petrópolis. E lá no Rio começou a formar seu acervo que tornaria o futuro museu.


Museu e Arquivo Antônio Perdigão


O Museu e Arquivo Antônio Perdigão,fundado oficialmente em Conselheiro Lafaiete,em 2 de janeiro de 1976,,e sua primeira sede funcionou na Rua Barão de Coromandel,230,no bairro Rosário.






                              foto:Mauro Dutra de Faria


Por volta de 1979 foi transferido para Rua Afonso Pena,89 no centro,numa casa que nem existe mais.






                 foto:Mauro Dutra de Faria
 



E em 30 de agosto de 1987,foi transferido para a atual sede,praça Tiradentes,19 no centro,na antiga cadeia da cidade.

O museu foi municipalizado em 2009,e nessa data passou por uma reforma,que foi entregue em 15 de setembro de 2010 (E Perdigão havia falecido dias antes).

                       
                        Sede Atual
                        foto:Imagens da Internet

Grandes Obras

  Perdigão escreveu diversos artigos em vários jornais de Conselheiro Lafaiete,e que citava inúmeros fatos de nossa cidade.
  Em 1990 publicou um livro "Cruzeiros de Lafaiete",e já em 2007,o Lesma editores publicou o livro "De Villa Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete (Pelas Ruas da Cidade). "
Talvez a maior acerto de Antônio Perdigão foi ter corrigido a data de emancipação Política de Conselheiro Lafaiete,que o correto é 19 de setembro de 1790,e não o 2 de janeiro,e ao lado do saudoso Alberto Libânio corrigiram um erro antigo.

Morte de Perdigão

Antônio Perdigão,faleceu em 31 de agosto de 2010,em Conselheiro Lafaiete,e sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição de Conselheiro Lafaiete no dia seguinte.
Perdigão sempre dizia que queria chegar aos 100 anos,não chegou em vida,mas suas obras nunca vão morrer.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

RUA FRANCISCO LOBO

RUA FRANCISCO LOBO

foto:Arquivo Pessoal,5/11/2018,rua mais ou menos entre os números 500 ao 1100.

 Hoje vou falar de uma das maiores ruas de Conselheiro Lafaiete.
 A rua Francisco Lobo,que começa no centro,passa pelos bairros Santo Antônio,Jardim América,Progresso,Rochedo,Moinhos,São José,até tornar uma estrada vicinal e vai sentido Violeiros, Fazenda Água Limpa (ambas em Lafaiete),e depois estradas vicinais que vão para Itaverava e Santana dos Montes.

 Homenagem

 Francisco Lobo Leite Pereira,que era engenheiro,que segundo a genealogia do geni.com,ele nasceu em Campanha (MG) em 4 de dezembro de 1843 e faleceu no Rio de Janeiro em 8 de fevereiro de 1920.
 Segundo a Historiadora Avelina Noronha,em um artigo escrito pelo jornal Correio da Cidade em junho de 2012,diz que o Dr. Francisco Lobo também residiu em Conselheiro Lafaiete,onde nasceu seu filho Álvaro Lobo Leite Pereira,cientista consagrado.
 Segundo o conhecedor de história Dr. Francisco Rodrigues Pereira Júnior,diz que Francisco Lobo juntamente com o engenheiro Dr. Crockatt de Sá,ajudou nos trabalhos de prolongamento da linha férrea da E.F. Dom Pedro II,de Queluz em direção a antiga capital Ouro Preto.

A Rua

 O historiador Antônio Luiz Perdigão (1918-2010) que se fosse vivo completaria 100 anos no próximo dia 15,escreveu um artigo sobre a rua,no Jornal Panorama edição 64 ano de 1979,e vou resumir o que ele informou.

 "A vila de Queluz era quase que só formado pelo Largo da Matriz... 
Haviam becos,e entre eles,um que saía da rua Direita em direção ao Lava-pés,por onde se atingia as localidades de Moinhos,Violeiros,etc. Este beco se situava na encosta do Morro de Santo Antônio,acompanhando sempre o declive do morro,até atingir o pequeno córrego,já pertencente ao Lava-pés. Com o crescimento da cidade,ele foi alargado,passando então a rua Francisco Lobo. Embora situada em um dos pontos mais movimentados e populosos,sempre foi uma rua essencialmente residencial,sempre com pequenas casas comerciais. Quando se colocaram os chafarizes,nos pontos escolhidos pela municipalidade,um deles foi posto,na rua,quase esquina com a antiga rua Direita,e dele se serviam todos os moradores da redondeza em busca de água..."

 Segundo o Jornal de Queluz de 8 de maio de 1926,número 11,denominou a Rua Francisco Lobo que se dirige ao bairro Lava-pés (atual Progresso) iniciada entre as propriedades do Major Joaquim Alves Baeta e Mário Zebral.
 Já no Minas Jornal edição 95 de 23 de novembro de 1939,falou que a Rua tinha início na Comendador Baeta Neves e terminava na confluência com a Miguel Garcia. (mas certamente virava estrada vicinal)

 Perdigão no mesmo jornal lembrou dos antigos moradores da rua,como João Bitencourt,Antônio Segundo,Geraldo Bitencourt,Jornalista Tenente Bradimarte de Souza Valle,Juca Marcelha,José Barbosa (Jucão) e entre outros.

Fotos Antes e Depois



           Rua Francisco Lobo por volta de 1962
           foto:Mauro Dutra de Faria

foto:Arquivo Pessoal,5/11/2018,a Rua Francisco Lobo subida para o centro.