sexta-feira, 26 de junho de 2026

REINAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO BUARQUE

 A Estação Ferroviária de Buarque de Macedo,localizada no Distrito de Buarque de Macedo,em Conselheiro Lafaiete,foi reinaugurada na quinta feira,dia 25 de junho de 2026,após anos de abandono.

foto:autor da postagem,25/06/2026
 

foto:autor da postagem,25/06/2026


 

foto:autor da postagem,25/06/2026

HISTÓRIA

 A Estação de Buarque de Macedo,inaugurada em 1893,mas não se sabe ao certo se o prédio atual foi construído no ano acima citado,ou se já houve uma estação no mesmo lugar e foi substituído por essa. Ou se já passou por outras reformas.

 Inauguração: 1893

(O site teria informado ser de 15 de dezembro de1883,mas na verdade foi em 1893,porque a construção dessa Estação foi bem depois da Estação Lafayette.)


Altitude: 978 metros
Uso Atual:Estava abandonada,e o prédio fechado desde os anos de 1980,e em 2016 estava totalmente abandonada.Mas foi Recuperada em 2026. 

KM 450,161 (isso em 1928)

    Texto de Pedro Paulo Rezende,de Outubro de 2006,diz assim:

 O Agradável pátio de Buarque de Macedo,nas Cercanias de Conselheiro Lafaiete. A antiga linha entre essa estação e Cristiano Otoni foi erradicada há tempos. É possível se seguir de carro,o velho trecho,uma paisagem bucólica que margeia a linha nova quase sempre. No caminho vemos as marcas da EFDP II ,com muros de arrimo em pedra,bueiros de cantaria,etc. Na linha nova,quando em paralelo com a velha,vemos os tradicionais bueiros com datas em alto relevo,típicos da EFCB. Quem não conheceu vale a pena percorrer este trecho. Com um pouco de sorte pode-se pegar trens da MRS no caminho numa subida íngreme entre Buarque e Cristiano,quase dentro de um belo corte com muros de pedra,explodiu a caldeira da famosa loco 815,a Getúlio Vargas.


fonte:site EstacoesFerroviarias.com.br

     O que significa ?

EFCB Estação Ferroviária Central do Brasil
EFDP II  Estação Ferroviária Dom Pedro II

foto:Década de 1980,coloração de IA (foto:reprodução Mauro Dutra de Faria)


 RECUPERAÇÃO DO IMÓVEL

 O imóvel foi recuerado,por meio da lei federal de incentivo à cultura,em uma iniciativa que reuniu o poder público,iniciativa privada e entidades da sociedade civil para preservar um bem de grande valor histórico e cultural. A restauração foi viabilizadas com patrocínio da Gerdau e apoio da prefeitura de Lafaiete.

QUAL SERÁ SUA DESTINAÇÃO ? 

 Ainda não se sabe o que vai funcionar na antiga Estação de Buarque.

 São várias as ideias,e entre essas ideias,o professor João Vicente Gomes,sugere a instalação de uma biblioteca pública no local e claro a volta do trem de passageiros na região. E Buarque de Macedo seria beneficiada com tudo isso.