segunda-feira, 7 de novembro de 2022

BAIRRO DE LOURDES - PARTE 1

  Hoje vou falar sobre o antigo bairro Boqueirão,que após a construção da igreja católica de sua padroeira o bairro passou a denominar " Bairro de Lourdes ",próximo a região central de Conselheiro Lafaiete.

 Na parte 1,falarei sobre a parte antiga do bairro. Sugere que o bairro já existia no início do Século XX com poucas casas.

  BOQUEIRÃO

 

Vista áerea de Lafaiete 1972 ,no canto à esquerda vemos a entrada do Boqueirão entre o morro e pouco abaixo a Linha férrea. 

foto: Tarcísio souza,facebook Realmente Amigos de Lafaiete.  (foto original não sei quem foi o autor) 

 Na Praça Getúlio Vargas,havia uma via estreita (hoje início da Rua Dias de Souza) e o povo ao ir para a região do Bairros Cachoeiras e Areal passava nessa rua,e era tão pequena que o povo apelidou de Boqueirão.  Lembrando que o Morro atrás do INSS,Posto POP era conhecido como Morro do Castanheira,porque a casa que existia onde é a entrada da avenida Telésforo,no passado era o casarão dessa família. E o Posto Pop era o antigo Posto Narciso que foi inaugurado em 1970 ou 1971. Lembrando também que o córrego das Castanheiras foi canalizado há muitos anos e deságua no Rio Bananeiras.  (VEJA A FOTO ACIMA E IMAGINE O PASSADO,VEJA ALI O MORRO,O POSTO DE GASOLINA,E A ENTRADA PARA O BAIRRO 'BOQUEIRÃO" )

  O Historiador Antônio Perdigão no Jornal Nova Gazeta edição de março de 2008,assim escreveu sobre o Bairro de Lourdes.

  " Antigamente o  morro das castanheiras avançava muitos metros de onde hoje se encontra,após grandes desaterros. Passava-se por uma pequena ponte de tábuas sobre o córrego que agora correm em galeria subterrânea e,ao pé do morro havia a fonte do castanheira que dia e noite jorrava água cristalina. Seguia-se depois por estreito caminho,que dava espaço apenas para a passagem de um carro de bois,tendo à direita,a encosta do morro cheio de arvoredos e matos,formando um estreito e longo "Boqueirão ".  No início do caminho,começaram a surgir as primeiras casa que se situavam à esquerda. Mais além,já ao pé da elevação que formava o pasto do Zeca Tatu,apareceu outro agrupamento de residências,agora à direira,devido às linhas da estrada de ferro.

  Era a rua do Boqueirão em seu início de história,atual Dias de Souza.  Uma das figuras mais populares residiam na antiga rua do Boqueirão foi Aristides Alencar. Simpático trajando terno,trazendo à lapela um cravo encarnado. Por longos anos foi ferroviário,tendo sua casa nas proximidades da travessia que ali existia.

  A Dias de Souza é uma das entradas de nossa cidade,ela se tornou forte,contando com vários tipos de comércios,agências de Correios,etc. "

* O Jornal "O Processo" n° 113 de 2 de julho de 1978 fala um pouco do bairro assim:

  Progresso modifica feição da cidade

 Mesmo os modernos,moradores da Rua Dias de Souza desconhecem que o local,um dia denominou-se "Boqueirão" ,nome com o qual ainda,alguns cidadãos mais antigo denominam o bairro. Logradouro de tradição pelo fato de se constituir numa das vias de ligação entre a cidade alta e baixa ... 

 Chegada de novos tempos

 Hoje,o antigo Morro das Castanheiras- Nassifs ,que constituía uma das encostas do Velho Boqueirão,desapareceu quase completamente,abrindo nova paisagem,onde só havia pastagens e vegetação rasteira,encosta acima,até as imediações da igreja de Santa Efigênia. "

 

FOTOS DIVERSAS 

Ao fundo o Bairro Boqueirão,1957 (após a linha,foto tirada da praça São Sebastião)

foto:Tarcisio Souza,facebook Realmente Amigos de Lafaiete.
 

No Canto À direita a rua Dias de Souza (era um buqueirão),década de 1920

foto: Etelvino Leite
 


Ao fundo onde é o monte (Esse que era conhecido como "Morro das Castanheiras ou dos Nassif ") ,abaixo dele vemos o Bairro de Lourdes (poucas casas na Rua Dias de Souza e Cônego João Pio).  Foto mostra avenida furtado e ao fundo Bairro de Lourdes,provavelmente final da década de 1970. Curiosamente essa foto deve ser da época em que o jornal "o processo" falava do desaterro do morro.

foto:Maria Estanislau,facebook Realmente Amigos de Lafaiete. 

Casarão dos Castanheiras e Nassif  era na praça Getúlio Vargas,hoje no local é a entrada da Avenida Télesforo. À esquerda dele havia o buqueirão indo para o atual bairro de Lourdes. À direita vai sentido centro.

foto:Museu Arquivo Antônio Perdigão,foto de 1934
 

CASA  DE ORAÇÃO 

 A primeira instituição que chegou ao bairro foi a Casa de Oração,uma denominação cristã evangélica (protestante) ,segundo a página do facebook da instituição,ela está na cidade há mais de 80 anos,provavelmente desde os anos de 1940. Localiza na Rua Cônego João Pio,número 60. 

 Foi a terceira denominação protestante a chegar na cidade. 

  foto:Facebook Casa de Oração do Bairro de Lourdes.

foto:Autor da postagem,7/11/2022

  MUDANÇA DE NOME

A lei 1039 de 5 de setembro de 1969 da denominação ao Bairro do Boqueirão de Bairro de Lourdes.

  No próximo artigo eu finalizo essa história do bairro,falando sobre a Igreja de Lourdes,e entre outros assuntos.

  (CONTINUA ...) 

CAMPANHA 

 Ajude o blog,para que eu possa continuar divulgando a história de Conselheiro Lafaiete,toda ajuda será bem vinda. E também tenho meus projetos em fazer um livro.

 Para ajudar pix: lufeand@gmail.com     (Luiz Fernando Azevedo)

Um comentário:

  1. Maurício Marzano: já discuti este assunto. A foto do Bairro Areal em 1920 não parece ser de Lafaiete. Ligando a Mal.Floriano com a rua do Boqueirão sempre existiu uma travessa, hoje Rua Ângelo Marzano, que não aparece na foto. Veja os mapas e outras fotos. Tenho impressão que é um engano.

    ResponderExcluir