domingo, 4 de junho de 2017

BAIRRO PAULO VI DE LAFAIETE

BAIRRO PAULO VI DE LAFAIETE


 foto:Arquivo Pessoal,foto da década de 1980.

foto:Reprodução do facebook Realmentes Amigos de Lafaiete,Paulo VI década de 1990.

  Bairro Paulo VI,localiza na zona sul de Conselheiro Lafaiete.

 ORIGEM

 O Bairro Surgiu quando era prefeito de Lafaiete,o Senhor Pedro Silva,e em 1979,ele construiu cerca de 1200 casas populares,nos terrenos da Companhia de Habitação de Minas Gerais (COHAB),e o bairro ficou conhecido como o nome de COHAB. Dizem que essas casas seriam onde é o atual Bairro Vale das Tamareiras,mas como onde situa a Tamareiras é menor,ficou decidido construir onde é o Paulo VI.
 O Bairro ganhou o nome oficial de Paulo VI,em homenagem a esse papa,falecido em agosto de 1978.
 O bairro cresceu muito,na década de 1980,porque pessoas de muitas cidades e outros estados,principalmente da região do Nordeste,em busca de emprego na Empresa Açominas,acabou morando nesse bairro,e rapidamente o bairro cresceu.

REFERÊNCIAS DO BAIRRO

 No Bairro Possui a Igreja Católica e que o padroeiro é o Divino Espirito Santo,e também tem  várias igrejas Protestantes,como Assembleia de Deus,Congregação Cristã,Presbiteriana,Adventista,Quadrangular e entre outras denominações.
 O bairro tem duas escolas,a Municipal Vereador José Aleixo de Matos e Estadual Monsenhor Antônio José Ferreira.
  Tem a Creche Gertudes Cops,e o Posto de Saúde tem o nome do Padre Maurício Peeters.
 A passarela construída em 1996,em cima da br 040,que liga o bairro tem o nome de Pedro Silva.

 CURIOSIDADES

 Até hoje as ruas são conhecidas por números,por exemplo a Avenida Expedicionário José do Nascimento Campos,é conhecida como Avenida 4,e a Rua Professora Leila Mafuz,conhecida como rua 40. A maioria fala o nome da rua pelo número e não pelo nome oficial.

O ponto turístico do Bairro é o Parque Florestal Eurico Figueredo.

NOTA DO CRUZEIRO ANTIGO QUE EXISTIU NO BAIRRO

 No livro "Cruzeiros de Lafaiete",o Historiador Antônio Luiz Perdigão,na página 9 e 10,ele diz: " Em 1987,o bairro havia já recebido o nome oficial,Paulo VI.
 Contudo seus habitantes sentiam a necessidade de o local possuir um marco de Cristo,mostrasse de público sua fé.
 Comissão de moradores do bairro,foram junto ao prefeito Municipal,que na época,exercia o cargo,o Dr.Vicente Faria de Paiva,a fim de estudar a colocação,de um cruzeiro,até que mais tarde,construísse uma igreja no bairro...
 Naquele ano de 1987,houve missões na cidade,estando aqui o então bispo de Mariana,Dom Oscar de Oliveira. Levado pelo Padre Joseph Arnould,vigário de Santa Terezinha,o senhor bispo benzeu o grande Cruzeiro,havendo após,concorrida missa."

 Esse cruzeiro era de madeira,de cor preta,localizava no terreno de frente para a igreja do Divino Espirito Santo,e de longe via ele. 
  O Cruzeiro foi destruído no final da década de 1990,por vândalos,colocando fogo nele,isso foi por volta de 1997.

 foto:Arquivo pessoal,nesse terreno localizava o antigo cruzeiro.


IGREJA DO DIVINO ESPIRITO SANTO

 Essa igreja começou a ser construída a por volta de 1987.
 O templo foi construído quando era pároco do Bom Pastor,o Padre Maurício Peeters,e tiveram ajuda da família Neiva e do senhor José Guilherme Sobrinho,na construção da igreja,e o prefeito de Lafaiete,na época Vicente Faria,ajudou na questão da liberação do terreno. E no início da década de 1990,a igreja já estava pronta.
 Essa comunidade ainda pertence a paróquia do Bom Pastor,e padre Roberto de Carvalho Bruno,com ajuda de recursos da comunidade e dos benfeitores da Alemanha em setembro de 2006,inaugurou a sala de Catequese em frente a igreja.
 Foi construída uma grande cruz e uma torre ao lado da igreja,no início desse ano de 2017.
 De acordo com uma programação que vi no jornal correio da Cidade,diz que é a 30° Festa do Divino Espirito Santo,nessa comunidade.















foto:Arquivo pessoal,foto tirada por mim em 4 de junho de 2017,festa do padroeiro. Mostrando a igreja e a cruz e a torre ao lado.




  











foto:Arquivo pessoal,altar da igreja,no alto o padroeiro Divino Espirito Santo.

3 comentários:

  1. Olá Luiz, tudo bem? Sou Prof. Cídio Lopes, estou dando aulas no Bairro Paulo VI; e cheguei às suas fotos sobre o bairro; Estou citando vosso blog como fonte; Faço menção, pois estou tratando em Filosofia (ética e política) sobre temas que relacionam à comunidade; parabéns pelo trabalho. Prof. Cídio Lopes.

    ResponderExcluir
  2. Blog top.
    Como é bom conhecer um pouco mais da história do bairro onde cresci e moro atualmente.Muito Obrigado

    ResponderExcluir